CIDADES

min de leitura - #

Apucarana ganha 912 medalhas em Olimpíada em Astronomia

Da Redação

| Edição de 04 de outubro de 2022 | Atualizado em 04 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana ganha 912 medalhas
em Olimpíada em Astronomia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana destacou-se novamente na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Na edição deste ano, os alunos da rede municipal de educação conquistaram 912 medalhas, sendo 547 de ouro, 198 de prata e 167 de bronze. O prefeito Junior da Femac recebeu o resultado com entusiasmo. “Mais do que ensinar conteúdos obrigatórios, eu acredito que a escola tem o dever de estimular as crianças a se interessarem pela pesquisa e pela ciência. Parabéns a todos pelo excelente trabalho realizado”, disse.

Arapongas abre cadastro para castração gratuita de cães e gatos

A Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente de Arapongas (Seaspma) abriu o cadastramento para o Castrapet - Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos. Os interessados podem se cadastrar até o dia 31 de outubro, na sede da Seaspma (de segunda a sexta-feira/ das 9h às 11h e das 13h às 17h). O objetivo é atender 500 animais – entre cães e gatos. Desta vez, Arapongas receberá o programa Castrapet em duas etapas: nos dias 21 e 22 de novembro e no dia 14 de janeiro de 2023. As cirurgias são gratuitas. Além da castração, os animais são microchipados. As cirurgias são feitas dentro do castramóvel, veículo equipado para garantir a segurança dos pets durante os procedimentos. Os animais devem ser levados em jejum para o procedimento.

Paróquia da região recebe relíquia de São Francisco de Assis

Amanhã (6), a Paróquia Santo Antônio de Pádua de Arapongas, recebe a imagem e relíquia de São Francisco. Os objetos, sagrados para para a comunidade católica, vão chegar em carreata, com saída do pontilhão da PR-218 até a igreja. Às 12h, haverá uma missa especial. A imagem e relíquia ficarão em exposição na paróquia para visitação e veneração até sábado (8). Já na sexta-feira (7), ocorre uma missa especial de bênção aos animais. As missas serão celebradas pelos padres Noel e Alex. A Paróquia Santo Antônio de Pádua fica localizada na Rua Batuquira, na Vila Bernardes.

Dia das Crianças: Jandaia vai promover tarde de recreio e cinema na praça

Para comemorar o Dia das Crianças, a Prefeitura de Jandaia do Sul promove neste sábado uma Rua de Recreio para todas as crianças do município. O evento será na Praça do Café das 08 às 12 horas. As brincadeiras e atividades são gratuitas e abertas ao público. Na data, 12 de outubro, quando também se comemora o Dia de Nossa Aparecida, padroeira do Brasil, acontece o Cinema na Praça em parceria com o Governo do Estado do Paraná. O cinema será dividido em 2 sessões, a primeira às 19 horas e a segunda às 21 horas. O evento é gratuito e será na Praça do Café.