CIDADES

min de leitura - #

Baixa adesão à vacinação gera alerta em Arapongas

Da Redação

| Edição de 22 de abril de 2024 | Atualizado em 22 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Baixa adesão à vacinação gera alerta em Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A baixa adesão da população de Arapongas às duas principais campanhas de imunização em andamento: gripe e dengue preocupa a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo informações divulgadas ontem pela secretaria, a vacinação contra a dengue atingiu  1.032 crianças de 10 a 14 anos, o equivalente a cerca de 20% do público-alvo estimado de mais de 5 mil pessoas.

Os números da vacinação da gripe- cuja campanha teve início há quase um mês - geram mais alerta. Em Arapongas, até o momento, foram feitas 7.650 aplicações da vacina contra a Influenza; para público-alvo de 49 mil pessoas, ou seja, foram imunizadas cerca de 15% das pessoas dos grupos prioritários. 

O secretário de Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto Jr, reforça para que a população procure os locais de atendimento e mantenham a vacinação em dia. 

“A vacina é importante na prevenção de doenças. Por isso, pedimos para que a população vá até os locais e recebam as doses contra a gripe e dengue, seguindo a recomendação dos grupos prioritários”, falou Paludetto Jr. As vacinas das duas campanhas estão disponíveis em nove pontos de imunização: Bebê Clínica; Centro de Especialidades Jaime de Lima; Prontos Atendimentos do Flamingos, Zona Sul, Petrópolis e Conjunto Palmares; além das UBSs do Bandeirantes, Centauro, Aricanduva  e Primavera.

Fazem parte dos grupos prioritários crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas.

Os grupos prioritários são compostos, também, por trabalhadores de saúde, professores dos ensino básico e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) e pessoas com deficiência permanente.

Para receber a vacina contra a Influenza é preciso apresentar CPF, documento pessoal com foto, documento atualizado para a comprovação do grupo prioritário pertencente e carteira de vacinação. 

 Beto Preto faz apelo em video

A imunização da vacina da gripe também foi alvo ontem de um alerta do secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Em vídeo divulgado mas redes da secretaria, o secretário destaca que o Paraná já soma quase um milhão de doses da vacina contra a gripe aplicadas para um público alvo de 4,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários.  

“Venho novamente em nome do Governo do Estado dizer da importância de fazer a vacinação acontecer, de não deixar sobrar dose em estoque nos freezers e fazer a vacina chegar a todos os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde”, ressalta Beto Preto.