CIDADES

min de leitura - #

Com alta nos casos de dengue, Faxinal e Bom Sucesso entram em epidemia

Adriana Savicki

| Edição de 17 de maio de 2022 | Atualizado em 17 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Com alta nos casos de dengue, Faxinal e Bom Sucesso entram em epidemia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais dois municípios da região entraram em epidemia de dengue: Faxinal e Bom Sucesso. Os dados foram divulgados ontem no boletim semanal epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Dos dezessete municípios da área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, cinco estão em epidemia da doença.

Em Bom Sucesso, segundo o relatório, são 33 casos - 13 mais que no boletim anterior. Com os novos registros, o município atingiu índice de 412,40 casos para cada 100 mil habitantes. Considera-se em epidemia índices acima de 300 casos/100 mil habitantes.

No município de Faxinal, foram registrados 17 novos casos em uma semana, totalizando 72 diagnósticos. O município atingiu um índice de 353,60 casos/100 mil com 46 casos em investigação. Ontem Secretaria Municipal de Saúde informou que Faxinal já atingiu 89 confirmações da doença desde 27 de fevereiro.

O secretário de Saúde, Fernando de Carli informou que no período de 24 a 30 de abril o município vivenciou o pico da doença, positivando 23 casos. No entanto ele afirma que na semana seguinte os números começaram a cair,

“E nas semanas seguintes a queda continuou, graças ao empenho da equipe de endemias do município. Foi realizado um trabalho mais intenso inclusive nos finais de semanas e feriados, sucesso maior nas visitas tendo em vista que é possível encontrar a população nas residências, assim podendo eliminar mais focos dos mosquitos”, afirma.

Entre as ações de combate realizadas no município, o secretário destaca a notificação de imóveis com foco do mosquito, bem como a limpeza destes locais, por meio de uma parceria entre as secretarias do Meio Ambiente e Serviços Urbanos. A prefeitura também solicitou ao Estado 30 mil litros de inseticida para pulverizar o ‘fumacê’ nas regiões com maior incidência do mosquito transmissor.

Enquanto isso, os agentes utilizam bombas costais para ações de bloqueio de transmissão viral – que consiste na aplicação de outro tipo de inseticida num raio de 150 metros em torno das residências com casos confirmados e suspeitos. A secretaria também reforçou as campanhas de conscientização junto a população para frear o avanço da doença.

REGIÃO

Outros três municípios da região estão em epidemia: Arapongas (1.865 casos), Grandes Rios (40) e Marumbi (588) (ver quadro nesta página). Em uma semana, 413 casos foram registrados na área da 16ª RS. Atualmente, o Paraná registra 150.752 casos notificados, com 56.191 confirmações. São 12.440 casos a mais, um aumento de 28,43% em relação aos números do informe anterior. (COLABOROU CINDY SANTOS)