CIDADES

min de leitura - #

Com incentivo, produção de tilápia avança 12% na região

Adriana Savicki

| Edição de 27 de março de 2024 | Atualizado em 27 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Com incentivo, produção de tilápia avança 12% na região

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Popular nesta época ano, o pescado está ganhando espaço na região além do período da quaresma. A produção de tilápia, peixe de maior aceitação comercial, ainda está longe de estar entre os maiores faturamentos do campo, mas vem crescendo. Entre 2021 e 2022, a produção do peixe cresceu 12,5% na região, segundo levantamento do Valor Bruto de Produção (VBP) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

A produção passou de 1,09 mil toneladas para 1,23 mil toneladas no período, movimentando R$ 8,5 milhões em 2022. Vinte e dois municípios da região – 8 do Núcleo Regional da Seab de Apucarana e 14 da regional de Ivaiporã – produzem o peixe. 

O maior produtor da região é São João do Ivaí, município da área da Seab de Ivaiporã. A produção anual de 450 toneladas vem crescendo desde a instalação de um frigorífico criando incentivo para produtores de outros municípios da região. 

Segundo o médico veterinário da Seab de Ivaiporã, Carlos Eduardo dos Santos,  a abertura de novos frigoríficos com o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) impulsiona o crescimento do setor, abrindo novos mercados e aumentando a renda dos produtores.

“Até pouco tempo, o mercado regional era limitado. Era uma atividade muito informal e causava limitação para o crescimento”, relata.

O primeiro estabelecimento voltado a pescados a receber a chancela Sisbi-POA no Brasil foi o empreendimento de São João do Ivaí em 2022. “Hoje ele é habilitado a comercializar em todo o Brasil. Isso fez com que sua produção aumentasse em mais de 100% e hoje atinge vários mercados do Paraná”, comemora.

Ele destaca que outro frigorífico, em Turvo, região mais ao sul de Ivaiporã está prestes a receber o selo Sisbi, o que deve aumentar ainda mais a produção regional. “Ele vai integrar produtores e comprar peixe de toda a região”, explica Carlos Eduardo.

Em São Pedro do Ivaí, um pequeno frigorífico está sendo reformado para servir de modelo para outros produtores. “É um modelo mais simples, mas com a chancela Sisbi também, bem adequado à agricultura familiar”, destaca o veterinário.

As cooperativas também estão impulsionando o crescimento da piscicultura. A Cocari, por exemplo, possui um frigorífico de peixes e busca produtores em Jardim Alegre, Ivaiporã e outros municípios da região. A cooperativa fornece assistência técnica e insumos, como ração e alevinos. 

“O produtor entra com as instalações, a Cocari faz a retirada dos peixes e o pagamento aos produtores, gerando renda e oportunidades”, explica Carlos Eduardo.

Na área da regional de Apucarana, o destaque é Sabáudia, que tem uma produção anual de 135 toneladas.