CIDADES

min de leitura - #

Merenda tem aprovação de mais de 84% na rede estadual

Diagramação Tribuna

| Edição de 27 de março de 2024 | Atualizado em 27 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Merenda tem aprovação de mais de 84% na rede estadual

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A qualidade da merenda escolar ofertada em toda a rede estadual tem aprovação de pais e alunos. A pesquisa de satisfação feita pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que 89,5% dos alunos do ensino fundamental, 84,4% dos estudantes do médio e 89% dos pais e responsáveis aprovam a alimentação oferecida nas 2,2 mil escolas. A sondagem também aponta que mais de 90% dos pais e alunos estão satisfeitos com a rede estadual.

A merenda envolve três refeições por turno no Paraná, uma mudança implementada a partir do programa Mais Merenda, em 2022. As escolas servem desde então um lanche na entrada e outro na saída de cada turno, além das refeições já oferecidas. Considerando os 200 dias letivos, foram ofertados, apenas em 2023, 154 milhões de lanches. Essa expansão foi bem recebida por 53,7% dos pais, que relatam na pesquisa uma melhora no atendimento.

Em 2023, a rede estadual adquiriu mais de 30 mil toneladas de produtos – quase o dobro de 2021 (17,5 mil). Somente em carnes o salto foi de 1,4 mil kg para 9 mil kg no mesmo período, quase sete vezes mais. A proteína está presente nos cardápios das escolas três dias da semana, com opções variadas.

Uma boa parte da merenda é abastecida pela agricultura familiar: são 11 mil toneladas de todos os produtos, entre ovos, frutas, verduras, hortaliças. A utilização de orgânicos também ganha corpo todos os anos.

“O governo estadual garante saúde para os estudantes, com três refeições por turno escolar, o que também incentiva o desenvolvimento social e sustentável de mais de 20 mil famílias de agricultores no Paraná”, afirma o secretário estadual de Educação, Roni Miranda. 

A nutricionista responsável técnica do Estado, Andrea Bruginski, lembra que a merenda escolar faz parte da segurança alimentar de crianças e adolescentes. Para auxiliar no preparo, a equipe de nutricionistas do Fundepar envia periodicamente sugestões de cardápios e fichas técnicas das carnes para as escolas.

“O programa de alimentação escolar é o maior de segurança alimentar do Estado. Disponibilizar alimentação saudável e adequada aos alunos significa garantir alimentação a 9,7% da população. Ela supre, no mínimo, 30% da necessidade nutricional de nossos alunos. São muitas frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carne, pães, leite. Comida de verdade”, completa.