CIDADES

min de leitura - #

Paraná tem 4,3 mi com dose de reforço em atraso

Da Redação

| Edição de 18 de maio de 2022 | Atualizado em 18 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Paraná tem 4,3 mi com dose de reforço em atraso

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A aplicação das doses de reforço da vacina contra a Covid-19 e imunização do público infantil foram debatidas ontem, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB-PR). Gestores da Secretaria estadual da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) concordaram em reforçar as campanhas estadual e municipais para a adesão da população à vacinação contra a doença.

O Paraná tem, pelo menos, 4,3 milhões de pessoas com a dose de reforço contra a Covid-19 em atraso, de acordo com informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Para o público infantil, a previsão era que 1,07 milhão de crianças entre 5 e 11 anos fossem vacinadas no Estado. Desse total, 721.073 receberam a primeira dose e 422.305 também a segunda. Os dados são do Vacinômetro Nacional.

“Queremos que os números percentuais de aplicações se elevem, que as doses de reforço e para crianças sejam administradas e não fiquem nos estoques. A primeira e segunda doses tiveram grande adesão da população, porém, as de reforço e das crianças ainda não alcançaram o esperado. E é nesse público que vamos focar”, defendeu o secretário estadual da Saúde, César Neves.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) descentralizou ontem mais 86.668 imunizantes para as 22 Regionais de Saúde. A maior parte da remessa é destinada para a dose de reforço, além de contemplar doses pediátricas, primeira e segunda doses contra a Covid-19.

“Todas as semanas estamos enviando novas doses para abastecimento das regionais. O número de faltosos para o reforço passa de 4 milhões de paranaenses, por isso, reforçamos a importância desse comparecimento nos locais de vacinação”, reforça.