CIDADES

min de leitura - #

Parlamento Jovem faz primeira sessão em Apucarana

Da Redação

| Edição de 05 de outubro de 2022 | Atualizado em 05 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Parlamento Jovem faz primeira sessão em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Passadas as eleições é hora de tomar posse. Foi o que aconteceu ontem em Apucarana com onze vereadores que compõem o Parlamento Jovem da Câmara Municipal. O programa, que incentiva a cidadania e a conscientização política, foi retomado após a pandemia e, além da posse, realizou ontem a 1ª Sessão Ordinária desta Legislatura. Na mesma sessão foi eleita a Mesa Diretora para o exercício de 2022.

A sessão foi presidida pela aluna vereadora Ana Luiza Ferreira Alves, do Colégio Cívico Militar Prefeito Carlos Massareto. Neste ano, o projeto - que tem parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) - foi desenvolvido apenas nos colégios cívico militares do município.

Além de Ana Luiza, foram eleitos vereadores na escola Kimberly Raiane dos S. Couto, Júlio Lourenço dos S. Novaes, Ana Luiza Ferreira Alves e Henrique de Araújo Alves. No Colégio Tadashi Enomoto, foram eleitos Eloá Isabelle de Oliveira, Marcela Verônica dos Santos e Juliana Vitória Spazzini Gomes. Já os alunos Neyton Samuel de Melo Santos, Pedro Lucas Campagnucci Silva, Diny Kelly Cassiano Oliveira e Letícia Geovana Padilhas, foram eleitos no colégio Padre José Canalle.

A sessão foi acompanhada pelo presidente da Casa de Leis, Franciley Preto Godoi Poim (PSD), pelos vereadores Tiago Cordeiro de Lima (MDB), Rodrigo Recife (União Brasil), Marcos da Vila Reis (PSD), Moisés Tavares (Cidadania) e professora Jossuela Pirelli (PROS).

O presidente da Câmara, vereador Poim, destacou que era uma grande honra participar deste processo e poder acompanhar o trabalho dos parlamentares jovens e agradeceu à ex-vereadora Márcia Sousa, responsável pela sua implantação na legislatura anterior. “Hoje colhemos os bons frutos com os alunos participando novamente de mais uma edição”, disse Poim. Ele lembrou que a intenção do projeto é colocar os estudantes em contato com o Legislativo e viver a política.

A vereadora Jossuela destacou que o Parlamento Jovem tem um propósito que é despertar nos jovens a vontade de participar da vida política e comunitária.