CIDADES

min de leitura - #

Programa Passe Livre beneficia mais de 200 gestantes em Apucarana

Da Redação

| Edição de 17 de maio de 2022 | Atualizado em 17 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Programa Passe Livre beneficia mais
de 200 gestantes em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em seis meses, o Programa Passe Livre da Gestante já beneficiou 243 apucaranenses. Na 38ª semana, Sara da Luz Soares, de 22 anos, é uma das beneficiadas da política pública que garante às grávidas gratuidade no transporte coletivo de passageiros até 60 dias após o parto. Moradora do Residencial Sumatra, Sara realiza o pré-natal junto à Casa da Gestante da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e diz que o programa é uma grande ajuda. “Facilita muito para a gente comparecer a todas as consultas e exames, além de ser uma economia importante no orçamento”, agradeceu. Atualmente, a tarifa do ônibus em Apucarana é de R$3,40.

Ao comentar os resultados dos primeiros meses da iniciativa, o prefeito lembrou que o programa surgiu de uma ideia proposta pelos vereadores Luciano Facchiano e Jossuela Pirelli e que hoje é operacionalizado pela Prefeitura de Apucarana, através da Casa da Gestante e Secretaria da Assistência Social, em parceria com a concessionária do transporte coletivo de passageiros, Viação Apucarana Ltda. (VAL). “Uma proposta que se tornou uma legislação com grande alcance social e que nos últimos meses garantiu o deslocamento de dezenas de gestantes para a realização de consultas, acompanhamento médico, exames pré-natais e também no pós-parto”, destaca Júnior da Femac, pontuando que a iniciativa iniciou oficialmente em novembro do ano passado com a adesão de 130 gestantes.

As mulheres beneficiadas têm o direito a um cartão carregado com 100 passes para serem utilizados ao longo de 11 meses, a contar do início da gestação. “O “Passe Livre” é um importante estímulo, sobretudo às mulheres com menor poder aquisitivo, para que realizem todas as etapas do pré-natal, garantindo uma gestação mais segura tanto para ela quanto para o bebê”, diz Emídio Bachiega, secretário da Saúde, relatando que o benefício é custeado integralmente pela prefeitura, com recursos próprios do município.

O programa foi idealizado pelos vereadores Luciano Facchiano e Jossuela Pirelli.

Como ter acesso ao programa

•Gestante deve ter CadÚnico. Caso ainda não possua, pode procurar pelo serviço no CRAS mais próximo. O segundo passo é obter uma declaração junto a Casa da Gestante que é apresentada no escritório da VAL