ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

Felicidade é uma busca pessoal

Da Redação

| Edição de 16 de maio de 2022 | Atualizado em 16 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Felicidade é uma busca pessoal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eu ando por várias empresas. Em muitas delas encontro gerentes que infelizmente vivem um perigoso engano em suas convicções.

São os que passam o tempo ‘pisando em ovos’ com cada membro de seus grupos de trabalho porque, certo dia, alguém os fez acreditar que são responsáveis pela felicidade destes funcionários.

Eles acreditam na mentira de que empresas bem-sucedidas são aquelas cujo ambiente é feliz e cheio de leveza. Tal pensamento é um terror que os contaminou como um vírus.

Empresas vitoriosas não são absolutamente nada disso. São lugares com muita energia e envolvimento. São organizações em que os integrantes são orientados ‘quase nada’ para a conquista da felicidade e ‘tudo’ para a solução conjunta de problemas difíceis. Ali eles mantêm uma frequência considerável de feedback sincero e de verdades desconfortáveis, especialmente quando surge uma lacuna entre os resultados obtidos e os resultados que eles deveriam ter atingido.

Uma empresa existe para ser ou para produzir soluções a certos problemas e, assim, facilitar a vida das pessoas. Elas conseguem isso comprando as horas de trabalho de profissionais competentes para que desempenhem processos que atinjam este objetivo.

Fazer as pessoas felizes não faz parte disso por ser uma questão individual. Para a empresa o necessário e indispensável consiste em manter o respeito e a dignidade no relacionamento interpessoal – independentemente da posição hierárquica de cada um.

Os estudiosos já dizem há décadas que a alegria e a motivação no trabalho são atingidas quando todos sabem o que fazer, como fazer e o padrão de desempenho com que serão medidos. Gerentes que se desviam disso ou estão justificando sua incompetência ou desconhecem os princípios básicos da gestão de equipe.