ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

O mal da presunção

Arte Final

| Edição de 21 de março de 2022 | Atualizado em 21 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Tive o prazer de ler várias vezes “Os Quatro Compromissos”, de Don Miguel Ruiz. Este livro tem raiz na cultura Tolteca e propõe alto nível de sabedoria comportamental.

No Terceiro Compromisso, o autor fala sobre o fato responsável por inúmeros problemas nos relacionamentos no trabalho e na vida social. Veja:

“Temos a tendência a tirar conclusões sobre tudo. Presumir. O problema é que acreditamos e juramos que isto é verdadeiro. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão fazendo e pensando e levamos para o lado pessoal. Então os culpamos e reagimos enviando veneno emocional com as nossas palavras e criamos um grande conflito do nada. 

Como temos medo de pedir esclarecimentos, acreditamos que estamos certos. Depois, nós nos defendemos e tentamos tornar a outra pessoa errada. Seria muito melhor fazer perguntas do que presumir, porque as nossas conclusões nos predispõem ao sofrimento. ”

Você concorda? 

Darei um exemplo. Nós achamos que as pessoas com quem convivemos têm que saber o que pensamos e o que desejamos. Nós as colocamos nas situações mais complicadas presumindo que têm de fazer o que queremos porque elas nos conhecem muito bem. Isto é o caos. Então, enxergamos apenas o que queremos enxergar e escutamos somente o que queremos escutar. 

Imagine o conforto que teremos se aprendermos a enfrentar as nossas conclusões e questioná-las em vez de confiar nelas e agir como agimos. 

Presumir é um erro! 

A nossa paz – não, não só a paz –, o nosso sucesso pessoal está seriamente comprometido pela prática deste verbo aparentemente inofensivo mas que, em muitas e muitas passagens da vida, seu efeito foi e continua a ser quase letal: presumir.