Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: eis aí tua Mãe” (Jo 19 - 26,27)
A Mãe da humanidade é a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus. Para nós, Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira de Nossa Diocese de Apucarana. Ela, submissa à Deus desde sempre e para sempre, pois vive sua missão sob a vontade do Pai, nos trouxe o Verbo que se encarnou em seu ventre e continua trazendo-O, para que Nele sejamos salvos. Ao celebrarmos o Jubileu Diocesano, por meio Dela, renderemos louvores e graças à Trindade Santíssima por termos Maria, a Mãe de Deus em nossa história. Diante dos preparativos para a grandiosa celebração do Jubileu Diocesano, os dias parecem passar mais rápidos, tamanha a expectativa que nos invade o coração!
As festividades se iniciam já nos preparativos e planejamentos para que tudo seja feito para maior honra e glória de Jesus e sua Mãe Santíssima, em plena conformidade com os planos e a vontade de Deus Pai. Quantas coisas nos esperam: a 6ª Romaria Diocesana; a Solene Novena em honra à Senhora de Lourdes; as bênçãos que ultrapassam fronteiras e muros penetrando corações, as graças abundantes e um clima total de fraterna comunhão de filhos e filhas que se reúnem aos pés da Excelsa Padroeira da Diocese de Apucarana.
Por tudo isso devemos render graças a Deus que, em Sua infinita bondade, nos concede tantos favores e benefícios, sem olhar para nossas fraquezas e pecados.
É Deus quem nos reúne por primeiro e deseja que caminhemos, como Peregrinos da Esperança, até a Casa da Mãe, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora de Lourdes para, com Ela e com nossos irmãos e irmãs na fé, renovarmos nossa essência de filhos amados por Deus. Pela graça eterna do Pai, a Virgem Maria foi escolhida desde a eternidade para gerar o Salvador da humanidade. Ao nos adotar como seus, aos pés da Cruz do Filho, a Virgem Senhora cumpria, mais uma vez, a vontade absoluta do Pai: cuidar dos filhos e filhas Dele, que somos todos nós. Ela, a quem chamamos carinhosamente de Mãe de Lourdes, recebeu do Pai a sublime missão de nos resgatar para Cristo, para a Santa Igreja fundada por Ele. Toda a humanidade pertence à Virgem Maria, cujas mãos são repletas de graças, tal Mãe amorosa e intercessora. Ela, a Senhora de Lourdes, assunta aos Céus, caminha conosco por obra inefável do Espírito Santo como Mãe Peregrina, fazendo brotar nos corações mais ressequidos a esperança que não desaponta, mesmo que seja um fio tênue, quase que imperceptível, mas capaz de brotar no solo mais sequioso e deserto de nós mesmos.
Como somos abençoados e amados! Não estamos sozinhos em nossa peregrinação neste mundo, temos uns aos outros e todos temos o Espírito Santo a nos guiar e defender; temos uma Mãe amorosa e presente, atenta e fiel que nos levanta e nos leva ao Filho, Jesus Salvador. Temos uma Mãe que nos ensina onde encontrar a fonte da Água Viva, que nos mostra onde cavar para matar a nossa sede de amor e esperança! Preparemo-nos, com fé e alegria, sem medo de caminhar, pois ao nosso lado, está a Mãe, a Virgem Maria, que nos conduzirá nesta Santa Romaria! #vempraromaria, dia 09 de fevereiro.