E a Palavra se fez carne! E habitou entre nós!” (Jo 1,14).
Neste Ano Jubilar, torna-se visível e mais que essencial o poder da Comunicação do Amor de Cristo entre as nações, povos e línguas! Anunciar o Evangelho é a essência da vida cristã. Numa velocidade que vai além da nossa compreensão, o universo está em constante transformação e as informações ao redor do mundo chegam até nós em fração de segundos.
O que demorava meses para chegar ao nosso conhecimento, hoje quase que o sabemos de imediato. Em nossa sociedade, os meios de comunicação social exercem um papel primordial na informação, na promoção cultural e na formação de cada indivíduo. A informação dos meios de comunicação social deve estar primordialmente, à serviço do bem comum. A sociedade tem direito a uma informação fundada sobre a verdade, a liberdade e a justiça fraterna. O mundo foi criado a partir da Palavra: “Deus disse: faça-se a Luz! E a luz foi feita.” (Gen 1,3). Da Palavra de Deus, tudo se criou! Deus nos comunicou o seu Espírito aos nossos corações (Gal 4, 6-9).
Nossa amada Diocese, nascida do mais profundo amor do Pai, foi nos comunicada através do Imaculado Coração da Senhora de Lourdes; foi formada no seio maternal da Virgem Maria, que com o seu sim terno, nos faz participantes do Reino. Um Reino de amor que se comunica através das mídias sociais, tão bem administradas pela Pastoral da Comunicação Diocesana. Sim, Jesus é o maior comunicador de todos os tempos! É Ele, o Cristo de Deus que nos abriu as portas do Reino, nos revelando o Amor do Pai. Cristo, o Verbo Encarnado, o Verbo de Deus, Verbo que é Palavra Viva que gera esperança, salvação e transformação pessoal e coletiva.
O Verbo que se faz Carne, é a Palavra de Deus que vem habitar nosso mundo, trazendo esperança de novos céus e nova terra. A esperança que não decepciona, antes inaugura um tempo novo, onde a verdade Divina abre caminhos para a salvação eterna. Comunicar-se é expandir horizontes, anunciar a Boa-Nova de Cristo, não permitindo que inverdades sejam ditas como se fossem verdades absolutas. Quando Cristo envia seus discípulos, dizendo: Ide ao mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura, Ele dá aos enviados o poder de divulgar o projeto da salvação para a humanidade. Tudo foi feito pela Palavra: faça-se. O sim de Maria Santíssima foi um enorme e bem-aventurado faça-se em mim segundo a vossa vontade!
O eixo da Comunicação católica é a palavra transformadora que rege o seguimento de Cristo. A Palavra é imutável, pois, verdadeiramente saiu dos lábios do Primogênito para expandir-se de geração em geração, até que todos a ouçam com o coração repleto de fé. A palavra dita é ouvida primeiramente por quem a expressa, pois, os ouvidos estão mais próximos dos lábios que anunciam e se comunicam, portanto, o que sai de nossa boca entra em nossos ouvidos antes de penetrar nos ouvidos do outro!
Na proximidade da celebração do Jubileu do Mundo da Comunicação, sejamos imensamente agradecidos aos que fazem acontecer todo o trabalho de divulgação da nossa Diocese. Profissionais dedicados e atentos que dão visibilidade aos acontecimentos diocesanos, sem descuidar do compromisso com a verdade absoluta do Evangelho! Nossas mídias sociais, tão abrangentes, são um verdadeiro termômetro do caminhar diocesano.
Um povo bem informado é um povo que se deixa evangelizar a cada dia, a cada informação recebida e compartilhada. O Sistema DA de Comunicação é um instrumento claro e vivo do cumprimento do mandado de Cristo: “Ide pelo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. (Mc 16,15)