BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Jubileu dos catequistas

Da Redação

| Edição de 27 de agosto de 2025 | Atualizado em 27 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Todo Catequista é um semeador da Palavra de Deus! Todo aquele que semeia a Palavra com amor, já possui os frutos da caridade em seu próprio coração. Ao celebrarmos o Jubileu dos Catequistas, rendemos graças a Deus por tantos vocacionados que se dedicam a esse importante Ministério de evangelização. A vocação do Catequista foi gestada no Coração do Pai para que pudesse chegar aos corações dos filhos a mensagem da Vida: Jesus Cristo!

Todo catequista é protagonista na transmissão da fé através dos ensinamentos da Palavra e da vivência pessoal dos sacramentos. Sabendo que as palavras ensinam e o testemunho arrasta, o catequista é sempre um farol a iluminar os caminhos de seus catequizados que, ao serem iluminados, tornam-se reflexos de Cristo ao seu redor. Ser catequista é despertar no próximo o desejo de amizade com Jesus.

O Papa Leão XIV tem incentivado a jamais subestimarmos essa preciosa vocação: “com seu ensinamento e exemplo, vocês (catequistas) atraem crianças e jovens para a amizade com Jesus. Vocês são enviados pela Igreja para serem sinais vivos do amor de Deus, servidores humildes, repletos de zelo missionário”.

Sabemos que os primeiros passos na fé são aprendidos no ambiente familiar, com os pais, padrinhos e avós. Porém, para a recepção e vivência dos sacramentos faz-se necessário um entendimento mais didático e aprofundado, de acordo com a idade e segundo a dinâmica evangelizadora da Doutrina da Igreja. Nessa preparação, os catequistas assumem um protagonismo essencial na vida das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Escolhidos por Deus, que lhes dá uma vocação toda especial, são os catequistas mais que professores, são missionários e evangelizadores, voluntários num Ministério de amor que, dispondo de seu tempo, se propõe a formar irmãos na fé em Cristo, no conhecimento verdadeiro do Único amor que salva.

Nossos catequistas enfrentam desafios diários diante de tantas ofertas tecnológicas e virtuais, porém, revestidos da armadura da fé, guiados pela Luz do Espírito Santo e alimentados pelo Corpo e Sangue de Cristo, seguem imitando o Mestre Jesus, em sua pedagogia de amor e carinho, com firmeza e testemunho diário.

Os Catequistas são verdadeiros Peregrinos da Esperança que, como sal da terra e luz do mundo, vão dando sabor à vida de tantas pessoas e clareando mentes e corações para o conhecimento e encontro com Cristo, o Senhor de nossas vidas! Nosso reconhecimento e gratidão aos Catequistas, homens e mulheres de coragem, que se abastecem na Palavra, na Oração, nos Sacramentos e, sem medo, assumem seu Ministério, como a Virgem Maria, dizendo sim aos planos de Deus para si e para os irmãos. Sejam todos os Catequistas abençoados e iluminados pelo Espirito Santo para que produzam cada vez mais frutos para o Reino de Deus!