BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

O terço dos homens

Da Redação

| Edição de 18 de maio de 2022 | Atualizado em 18 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia O terço dos homens

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos” (Lc 11,1)

Ao aproximar-se a Sétima Romaria Diocesana do Terço dos Homens, que acontecerá na Paróquia São Francisco de Assis, na cidade de Califórnia, deve ressoar nos corações dos homens o chamado de Nossa Senhora à oração pessoal e comunitária. A Virgem Maria, que conviveu intimamente com São José e Jesus, conhece a importância e o valor da oração do homem diante de Deus, como também conhece o alcance das súplicas masculinas ao Coração de Jesus. Sempre que se fala em oração, principalmente a recitação dos Mistérios do Rosário, vem-nos à memória as mulheres que rezam, como se rezar fosse um atributo apenas feminino ou de religiosos e consagrados. Há entre os homens uma certa resistência à oração do terço, principalmente em público ou em comunidade, como se isso fosse uma expressão de fraqueza ou causa de vergonha. Isso é notório em todos os lugares, porém, esse conceito errôneo está sendo vencido a partir do movimento do Terço dos Homens, que tem se difundido em nosso país, despertando nos homens um desejo de se aproximarem de Jesus mais intimamente, através da oração à Nossa Senhora. Muitas Dioceses e Paróquias já abrigam esse belo movimento da devoção masculina à Maria Santíssima.

Todos sabemos que a oração do terço agrada a Virgem Maria. Ela mesma, em suas aparições pede com insistência que o rezemos diariamente, como desagravo ao seu Imaculado Coração, como forma de salvação da humanidade e conversão dos pecadores. A meditação constante dos Mistérios do Terço dos homens ofertados à Nossa Senhora faz surgir pontes onde antes havia muros de separação e preconceitos, criando um íntimo vínculo maternal e amoroso entre ambos! O valor do homem que reza o terço, se nota claramente quando este, movido pelo hábito salutar da oração, se aproxima amorosamente da Mãe, e se deixa guiar pelas mãos Dela. Certamente há nesse movimento de oração masculina, uma participação toda especial de Nossa Senhora que, tocando delicadamente em seus corações, desperta neles um desejo de rezar com mais constância, de forma pública, testemunhando que ‘homem também pode e deve rezar o terço’. A oração faz percorrer o caminho da conversão e leva ao retorno da vida sacramental pois, sendo uma oração cristológica, leva quem a pratica ao conhecimento da vida de Cristo. Nossa Senhora já enfatizou: “Não há problema de ordem pessoal, familiar e social que a oração do santo terço não ajude a resolver”.

Em tempos tão controversos, a Virgem Maria mostra, através de seu amor maternal, que a oração tem a força de tranquilizar, estabilizar e direcionar o homem para que sinta o conforto espiritual que brota da misericórdia do Pai. Lembremo-nos dos discípulos de Jesus, que tantas vezes O viram em oração e, fascinados pelo semblante de paz do Mestre, pediram que Ele os ensinassem a orar! Homens, espelhem-se em São José que, na Casa de Nazaré, rezava de forma cotidiana os Salmos, ensinando o Menino Jesus desde a mais tenra idade, a importância de se colocar em oração. De São José e de Maria, Cristo teve a Escola de Oração, ali aprendeu as primeiras preces orais e também a oração que brota do coração que ama a Deus acima de tudo. Como um socorro vindo do alto, o Terço dos homens auxilia no encontro pessoal com Cristo, para que o homem seja o que Deus espera dele.

Todo aquele que se torna devoto de Maria Santíssima persevera na fé, pois obtém Dela, a força necessária para passar pelas tribulações e desafios diários. Que mais homens se sintam chamados à essa prática tão bela e fervorosa de oração comunitária, para que seus filhos, netos, amigos e pessoas próximas a eles peçam: ‘ensina-nos a rezar’. A Virgem Maria é a intercessora para toda oração, São José, o modelo a ser seguido e Jesus é o caminho a ser alcançado através das preces e ação de graças que brotam no coração de quem deseja seguir o caminho da santidade. Coloquemo-nos, portanto, com a Virgem Maria e São José, rumo a novos tempos, onde a oração masculina, individual e coletiva, traga novo alento num mundo tão necessitado de paz e conversão. Que a Senhora de Lourdes conduza, com amor e carinho, o Movimento do Terço dos Homens.