"Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.”(1Cor 16,14)
‘Cuidar de si, do próximo e da casa comum’ é o tema da Semana Nacional da Vida deste ano de 2025, cujo lema é ‘Lançais sobre Ele toda a vossa preocupação, pois Ele cuida de vós’ (1Pd 5,7).
A vida humana é um dom inalienável! Não somos donos dela, a vida pertence a Deus, pois Dele a recebemos! Sua bondade é grandiosa e seu amor tão generoso, a ponto de dar-nos a vida gratuitamente, por amor sem nos exigir nada, esperando pacientemente que nos voltemos a Ele, espontaneamente com gratidão e O amemos acima de tudo e de todas as coisas.
Não há como entendermos a Deus, como compreendermos um amor tão imenso que não nos cobra, mas nos aceita com tantos defeitos, imperfeições, exigências e reclamações. Fomos criados para amar e receber amor. De Deus viemos e para Ele devemos voltar. O que levaremos nas mãos? A Semana Nacional da Vida deve nos inquietar e questionar: como estamos vivendo e o que estamos fazendo com a vida que recebemos?
‘Cuidar de si’, é um dos tópicos do tema. Ter uma vivência pautada na dignidade, no respeito à própria vida e na maneira como cuidamos do templo (que somos nós) em que o Espírito Santo habita, é o mínimo que devemos fazer para valorizar o dom precioso dado pelo Criador! Estar atento aos sinais que possam adoecer o corpo é cuidar de si, porém, de vital importância também é cuidar para que a alma não adoeça!
Como o corpo dá sinais de que está necessitando de cuidados, assim também a alma nos avisa quando está se esvaziando de amor. Uma alma que não busca a cura pela conversão adoece um pouco a cada dia e se perde na frieza da indiferença pelo Divino! Cuidar de si exige um compromisso diário com a conversão, oração e perseverança na fé. ‘Cuidar do próximo’ é um chamado à responsabilidade cristã. Quem é o nosso próximo? Familiares, parentes, vizinhos, amigos de trabalho, de pastorais, necessitados... Como cuidamos das pessoas que encontramos à nossa volta? Temos coragem de falar-lhes do amor de Deus? Temos coragem de agir conforme Jesus nos ensinou ou esperamos que os outros façam o que deveríamos fazer? Há tanto a fazer e, aquela máxima que diz ‘fazei ao outro o que queres que seja feito para ti’, é um conselho valiosíssimo em nossos dias, por isso, tudo o que fazemos deve ser feito com amor, sem interesses, como Deus nos amou e nos ama! “Lançais sobre Ele toda a vossa preocupação, pois Ele cuida de vós” (1Pd 5,7), com essa certeza, de que Deus cuida de nós, devemos fazer a nossa parte gratuitamente, como filhos que agradecem ao Pai pelo dom maravilhoso da vida.
Ao cuidarmos de nós mesmos, conforme a vontade do Criador, nascerá em nós o desejo de auxiliar o próximo no cuidado com ele mesmo e, consequentemente, juntos cuidaremos da nossa casa comum, o mundo em que vivemos, a parte em que nos cabe cuidar. Deus nos fez livres, totalmente livres! E, nessa liberdade é que podemos escolher amá-Lo sem reservas, pois é assim que somos amados por Ele! Que Nossa Senhora, Mãe da Esperança, nos auxilie hoje e sempre!