COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

COLUNA DA TRIBUNA

Da Redação

| Edição de 09 de maio de 2022 | Atualizado em 09 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia COLUNA DA TRIBUNA

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Projeto atende atiradores desportivos

A Câmara de Apucarana aprovou ontem, na sessão ordinária, projeto de lei que reconhece no âmbito do município o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo ao atirador desportivo integrante de entidade de desporto legalmente constituída conforme lei federal.

O projeto também reconhece o dia 9 de julho como Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs), data em que o poder público municipal e entidades poderão promover eventos sobre a atividade. O objetivo do projeto é resolver um grave problema, que é o de atiradores desportivos não terem meio de defesa no caso de serem atacados por criminosos. Para falar sobre essa atividade, esteve na sessão o militar da reserva do Exército, Rodrigo Lemes (foto), que integra o CACs de Apucarana. Ele defendeu o porte de armas de fogo aos desportistas e a todo cidadão de bem.

Líder maior do grupo

“Todas as principais definições políticas do nosso grupo político passam necessariamente pelo ex-prefeito e ex-secretário de Estado da Saúde, Beto Preto”. A afirmação foi feita ontem pelo prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD). Ele lembrou que foi assim na última eleição municipal, quando ficou definida a chapa de candidatos a prefeito e vice, com o seu nome na cabeça e o de Paulo Vital na vice. “O Beto Preto é um orgulho para nós deste grupo político e para todos osapucaranenses, como consequência natural de seus feitos administrativos, seja como prefeito ou secretário de estado da Saúde. Se Apucarana detém hoje a melhor educação básica do Brasil, e segue avançando em todas as áreas, devemos muito à liderança do Beto Preto”, disse.

Contas de abril

Antes da sessão ordinária de ontem, a Mesa Diretora da Câmara de Apucarana fez uma prestação de contas do mês de abril. O relatório foi apresentado pelo presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, Marcos da Vila Reis (PSD). De acordo com o documento, o Legislativo fechou abril com um saldo em caixa de R$ 1.222.925,88, um pouco maior que o saldo de março, que foi de R$ 1.132.615,01. Uma das justificativas para o baixo crescimento do saldo financeiro é que em abril a Câmara adquiriu dois veículos novos, entregando dois velhos como parte do pagamento. Segundo o presidente da Câmara, vereador Poim (PSD), o Legislativo continua fazendo muita economia e tendo todo cuidado possível com os gastos públicos.

Requerimento rejeitado

Por oito votos a dois, a Câmara de Apucarana rejeitou na sessão ordinária, ontem, requerimento do vereador Lucas Leugi pedindo informações ao Poder Executivo sobre a possibilidade de o Município pagar um auxílio moradia às famílias cadastradas no Cadastra Único que não serão contempladas com as casas do novo Conjunto Residencial Fariz Gebrim. O requerimento não fala em valor. Das 2.219 selecionadas para o sorteio, 520 serão contempladas com as casas. O requerimento teve votos favoráveis dele e do vereador Moisés Tavares (Cidadania). Vereadores que votaram contra acharam a proposta boa, porém difícil de ser executada. O impacto financeiro no orçamento municipal seria muito grande.

Vale perde Gilbertinho

Os meios políticos do Vale do Ivaí ainda estão de luto pela morte de Gilberto Rezende de Carvalho, ocorrida na madrugada do último sábado. Gilbertinho, como era conhecido, foi vereador e prefeito de Marumbi, deputado estadual por três mandatos, deputado federal e um dos fundadores da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). É dele o projeto de lei que emancipou o município de Lunardelli, em 1979. Gilbertinho tinha um vasto círculo de amizades em todo o Vale do Ivaí. Atualmente, ele residia em Curitiba, onde morreu e teve seu corpo velado durante o sábado na Capela Turquesa do Vaticano e depois cremado.