COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

COLUNA DA TRIBUNA

Da Redação

| Edição de 12 de maio de 2022 | Atualizado em 12 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia COLUNA DA TRIBUNA

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeito recebe placa da PM

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), recebeu nesta semana a visita do comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), major Israel Aparecido de Carvalho, do subcomandante, capitão Dejair Budkevitz, e do cabo PM Brito. Os militares entregaram ao prefeito uma placa de reconhecimento profissional pelos esforços junto à segurança pública municipal. “ Uma homenagem ao prefeito. Ele não poupa esforços e tem cooperado com a nossa 7ª CIA, bem como com a segurança pública municipal de uma maneira geral”, pontou o major Israel. Onofre agradeceu o reconhecimento e reforçou o apoio à corporação. Segundo ele, “as Forças de Segurança de Arapongas atuam de maneira integrada em prol de toda a comunidade”.

Reunião no DNIT 

O prefeito Junior da Femac cumpre agenda nesta sexta-feira em Curitiba. O principal compromisso está programado para o período da tarde, quando terá reunião com dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Vamos tratar da iluminação – com tecnologia de LED – na BR-369, no trecho que vai da Facnopar até o Bonezão”, informa o prefeito. Segundo ele, o projeto já está de posse dos engenheiros do DNIT e restam alguns detalhes para a liberação e início das obras. “O sistema de iluminação terá a fixação de postes no canteiro central da rodovia e a prefeitura depende da autorização do DNIT para a instalação”, explica Junior da Femac.

TRE-PR muda horário

Em razão da migração do datacenter, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) alterou o seu horário de funcionamento nesta sexta-feira (13). Neste dia, em primeiro e segundo grau, a Justiça Eleitoral paranaense funciona, excepcionalmente, das 8 às 14 horas. Face a migração do datacenter, nenhum serviço no TRE-PR vai funcionar das 14h de sexta-feira às 12h de segunda-feira. Os prazos que se iniciem ou terminem nesta data ficam prorrogados para segunda-feira (16). A alteração foi regulamentada pela Portaria nº 191/2022. Portanto, interessados nos serviços do TSE não terão acesso neste final de semana.

Convênios para Mauá

O prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff (PSD), esteve em Curitiba, nesta semana, juntamente com o secretário municipal de Administração, Márcio Dias de Oliveira, e o vereador Juarez Miranda (MDB). Eles pediram ao secretário chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, a liberação de convênios do município antes do período eleitoral. Entre esses convênios destaca-se a pavimentação de ruas nas proximidades do Conjunto Habitacional Heliel Resende e da Escola Maria Bauab Jamus. A intenção do prefeito Hermes Wicthoff é que esses convênios estejam liberados até pelo menos dia 31 deste mês, para que as obras sejam executadas e concluídas até final deste ano.

Protesto contra cargos

O Grupo de Estudos Liberalismo e Democracia (GELD) promoveu nesta quinta-feira, no Centro Cívico, em Curitiba, um protesto contra a criação de 542 novos cargos comissionados - aqueles preenchidos por indicação, sem concurso público - na Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Ministério Público do Paraná. A proposta foi aprovada em abril pela Assembleia e a previsão é de um impacto de mais de R$ 100 milhões anuais aos cofres públicos. O grupo colocou 542 cabides na praça, ao mesmo tempo em que aponta quais obras ou políticas públicas poderiam ser custeadas com esses recursos. Eles defendem que o governador Ratinho Júnior (PSD) vete a criação dos cargos.