O advogado Marcos Dias deixou a secretaria de Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana. Sua saída foi anunciada ontem no final de coletiva de imprensa com Rodolfo Mota (União). A pasta será comandada, por enquanto, pelo secretário de Assuntos Estratégicos, Emerson Toledo, que vai cumular cargos. A saída de Marcos Dias estava fora da pauta da coletiva, mas não chega a surpreender, dado o desgaste envolvendo o nome do secretário, que vinha recebendo várias críticas, inclusive entre aliados. Apontado como difícil no trato, uma moção de repúdio contra ele seria votada no retorno do recesso da Câmara. Na saída, o prefeito Rodolfo Mota fez um balanço dos seis meses de gestão da secretaria, agradeceu o trabalho realizado e anunciou que Toledo será assessorado por Neno Leiroz, da Agência do Trabalhador. Também ele vai cumular cargos.
Eleições do PT
Com apoio do presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu domingo Edinho Silva como novo presidente nacional da sigla. O partido fez anúncio no início da noite de ontem, apesar da apuração ainda não ter sido finalizada, mas com 73% dos votos já contabilizados. Em seis estados, a totalização estava em andamento, incluindo no Paraná, onde, como se previa, a eleição estadual se polarizava entre o atual presidente da sigla, Arilson Chiorato e o deputado federal Zeca Dirceu. Por volta das 18h30, boletim de urna no partido apontava que pouco mais da metade das urnas do Paraná haviam sido apuradas com vantagem para Arilson Chiorato.
Odarlone no diretório
Ainda sobre a eleição do PT, em Apucarana tudo foi definido já na noite de domingo. Quem vai comandar o partido é o médico Odarlone Orente. Da ala do deputado Arilson Chiorato, ele venceu por 206 votos a 46, a presidência do diretório municipal que disputava com a sindicalista Elisabete Costa Souza. Odarlone, vale lembrar, será confirmado vereador na próxima segunda-feira (14), quando a Justiça Eleitoral vai retotalizar os votos nas eleições proporcionais, retirando os votos do Podemos, anulados por fraude à cota de gênero. Em Arapongas, o diretório também já está definido. O jornalista Tiago Prado encabeça chapa única e será presidente do diretório.
Comitiva em Curitiba
O prefeito de São Pedro do Ivaí, Rildo Camargo (MDB) está com comitiva em Curitiba. Acompanhado do vice, Elço Fabiano (PSDB) e parte do seu secretariado, o prefeito quer aproveitar a última semana antes do recesso do Assembleia Legislativa para dar andamento a uma série de projetos de interesse do município junto a deputados aliados. A comitiva também tem compromissos no Palácio Iguaçu, onde o prefeito tem agenda com a secretária da Mulher, Leandre Dal Ponte e com o secretário Rogério Carboni, titular da pasta da Família, com quem o prefeito Rildo vai discutir o projeto de construção de um novo CRAS.
Obras em Arapongas
Quem também cumpre agenda nesta semana em Curitiba é o prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD). Acompanhado do deputado federal Pedro Lupion (PSD) e do superintendente de apoio aos municípios, Sérgio Onofre, Cita foi recebido ontem pelo secretário de Cidades, Guto Silva. O prefeito está articulando a viabilização de um novo pacote com obras estratégicas para Arapongas e quer deixar tudo pronto para fazer o anúncio durante a solenidade de inauguração do Condomínio do Idoso. O residencial, que integra programa do Governo do Estado, será entregue no próximo dia 18 e deve contar com participação do governador Ratinho Junior (PSD).