GERAL

min de leitura

CNU 2025: 46,06% dos aprovados para 2ª fase concorrem por cotas

(via Agência Brasil)

| Edição de 17 de novembro de 2025 | Atualizado em 17 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre os 42.499 candidatos que avançaram para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), 46,06% estão concorrendo às vagas reservadas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência (PCD). Esse percentual representa 19.577 candidatos.

Os resultados da primeira etapa do CNU 2025 foram divulgados recentemente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso.

Entre os classificados para a prova discursiva do CNU, marcada para 7 de dezembro:

  • 14.651 são candidatos que se enquadram nas cotas para pessoas negras;
  • 4.194 são pessoas com deficiência (PCD);
  • 636 concorrem nas cotas para indígenas;
  • e 616, para quilombolas.

É possível que um candidato concorra e seja aprovado em diferentes modalidades de cotas.

Imagem ilustrativa da imagem CNU 2025: 46,06% dos aprovados para 2ª fase concorrem por cotas
Tabela com a classificação por modalidade por bloco. Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

Cotas no CNU 2025

No CNU 2025, das 3.652 vagas oferecidas, 35% são destinadas a ações afirmativas.

O concurso recebeu 252.596 inscrições homologadas para as vagas com cotas destinadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência (PCD).

As candidaturas de pessoas negras somaram 210.882, representando 27,7% dos mais de 760 mil inscritos.

A reserva de vagas para ações afirmativas foi aplicada nos blocos temáticos com número suficiente de vagas.

Para cargos com baixa oferta individual, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu sorteios públicos nos blocos temáticos para garantir a aplicação de cotas.

Conforme o edital de abertura, um candidato pode concorrer e ser aprovado em diferentes modalidades, tanto na ampla concorrência quanto em mais de uma cota.

Convocação dos classificados

O Ministério da Gestão publicou, no Diário Oficial da União, os editais de convocação dos candidatos classificados para a segunda fase que optaram por concorrer a vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e quilombolas, para a confirmação complementar da autodeclaração feita no momento da inscrição.

Também foi feita a convocação para o procedimento de caracterização da deficiência dos candidatos com deficiência classificados.

Na data e horário estabelecidos, o candidato deverá comparecer ao Procedimento de Caracterização da Deficiência, portando documento de identificação original, para apresentação visual.

Legislação de cotas

O Ministério da Gestão destaca que este processo seletivo é o primeiro a aplicar integralmente a Lei nº 15.142/2025, que ampliou, em concursos públicos e contratações temporárias da administração pública federal, a reserva de vagas para pessoas negras (25%) e incluiu cotas para indígenas (3%) e quilombolas (2%).

A reserva para pessoas com deficiência (PCD) permanece em 5%, conforme a Lei nº 8.112/1990.

Cotas no primeiro CNU

As ações afirmativas também foram destaque na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 1). Entre os aprovados no concurso em 2024, cerca de um terço eram pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência (PCD).

As estatísticas desse certame mostram que as pessoas autodeclaradas negras foram 18,8% dos inscritos confirmados e totalizaram 24,5% dos aprovados.

Os candidatos autodeclarados indígenas representaram 0,46% dos inscritos no CNU 2024 e chegaram a 2,29% dos aprovados. Já as pessoas com deficiência (PCD) somaram 2,06% das inscrições confirmadas, e os aprovados com este perfil alcançaram 6,79% do total.

Concurso unificado

A segunda edição do CNU, conhecida como Enem dos Concursos, oferece 3.652 vagas, distribuídas em 32 órgãos do governo federal.

Do total de vagas, 3.144 são para nível superior e as restantes 508 são de nível intermediário.

O MGI informa que 2.480 vagas são de preenchimento imediato, e 1.172 vagas são para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados.

Os cargos estão agrupados em nove blocos temáticos. O MGI manteve o modelo adotado na primeira edição do CNU, permitindo que o candidato se inscreva para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com definição de lista de preferência pelo próprio candidato.



Com informações da Agência Brasil