GERAL

min de leitura

Funcionáría da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

(via Agência Brasil)

| Edição de 15 de novembro de 2025 | Atualizado em 15 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta sexta-feira (14) para investigar fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal (CEF) em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro. A ação envolve uma funcionária da instituição que teria alterado cadastros de clientes, causando um prejuízo de R$ 500 mil aos correntistas da agência.

Mandados de Busca e Apreensão

Durante a operação, agentes federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão nos bairros Parque Tamandaré e Centro, em Campos dos Goytacazes. As ordens judiciais foram emitidas pela 2ª Vara Federal de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e a suspeita está sujeita a medidas cautelares que não incluem prisão.

Esquema de Fraudes

As investigações apontam que a funcionária da Caixa agia sozinha em um esquema que envolvia a alteração ilegal de dados de clientes, reemissão indevida de cartões bancários e saques em terminais de autoatendimento, além de contratações suspeitas de cartões de crédito.

Relatórios Internos e Movimentações Atípicas

A investigação começou após relatórios internos da Caixa detectarem movimentações suspeitas, como manipulação de informações em contas de clientes, reemissão de múltiplos cartões para um mesmo endereço e saques em diferentes agências da cidade. Até agora, foram identificados 52 clientes com cadastros alterados de forma irregular, resultando em um prejuízo estimado de R$ 500 mil.

Materiais Apreendidos

Na operação, foram apreendidos dois celulares, dois notebooks e sete cartões bancários em nome de terceiros, além de diversos documentos.

Possíveis Acusações

A investigada pode ser acusada de inserção de dados falsos em sistema de informação, peculato e furto qualificado.

A Caixa Econômica Federal foi contatada pela Agência Brasil e ainda não se manifestou sobre o caso.



Com informações da Agência Brasil