CIDADES

min de leitura - #

AMS vai instalar quase 500 ‘armadilhas’ contra dengue

Da Redação

| Edição de 20 de janeiro de 2025 | Atualizado em 20 de janeiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Autarquia Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, está intensificando as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Para isso, serão instaladas 427 ovitrampas em pontos estratégicos de Apucarana.

As ovitrampas são armadilhas que ajudam a monitorar a presença de fêmeas do mosquito na região. Elas funcionam como um indicador, mostrando se há mosquitos circulando no local e ajudando as equipes a identificar áreas com maior infestação. O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, afirma que é importante ressaltar que essas armadilhas não atraem nem levam mosquitos para as casas, mas apenas monitoram os índices de infestação na área. Conforme o secretário, serão priorizadas residências onde haja alguém sempre em casa, para facilitar o acesso às armadilhas, que passarão por manutenção regular.

Stela Maris Lopes Santini, superintendente municipal de Saúde, reitera que a participação da população é fundamental no combate da dengue. “Estamos fazendo todos os esforços para evitar o que ocorreu no ano passado, quando Apucarana registrou uma epidemia. Para isso, é muito importante a participação da comunidade”, salienta Santini.

As armadilhas serão instaladas e monitoradas por agentes do Setor de Controle de Endemias, que estarão devidamente uniformizados, com crachá de identificação e veículo oficial. Caso o morador tenha dúvidas ou queira mais informações, pode entrar em contato pelo telefone (43) 3308-1426.