CIDADES

min de leitura - #

Apucarana já modernizou 90% da iluminação pública

Da Redação

| Edição de 31 de outubro de 2024 | Atualizado em 31 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana instala nesta semana luminárias em tecnologia LED junto ao Residencial Cazarin, nas imediações do Parque Municipal Jaboti. Os trabalhos, executados por uma empresa terceirizada contratada por licitação, integram o plano de modernização da iluminação pública que já atendeu a cerca de 90% da cidade.

Segundo informa o prefeito Júnior da Femac, os serviços no Residencial Cazarin envolvem a retirada das antigas luminárias de vapor de sódio na potência de 70 watts e colocação de unidades LED, que garantem uma iluminação até cinco vezes maior. “No início deste mês, executamos esta melhoria também no Jardim Florais do Lago, que é a comunidade vizinha ao Cazarin. Iluminação pública é qualidade de vida e maior segurança a moradores e comerciantes, por isso não medimos esforços para literalmente retirar Apucarana do escuro, realizando uma verdadeira transformação nos últimos cinco anos, renovando nosso parque de iluminação pública com luminárias de alta performance, sendo grande parte, cerca de 50%, já em tecnologia LED”, observa o prefeito.

Além do centro e bairros, a modernização realizada pela prefeitura, com recursos municipais, também contempla distritos, comunidades e patrimônios rurais, bem como trechos de rodovias que dão acesso ao município. O engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, superintendente da Secretaria de Serviços Públicos, relata que no Residencial Cazarin estão sendo substituídas 94 luminárias de vapor de sódio, aquelas de cor laranja, pelas luminárias de LED de alto rendimento. “Trata-se do último bairro da região centro-sul do município a receber iluminação LED. Esse bairro está numa posição estratégica, de grande circulação, que liga a região do Lago Jaboti aos bairros do entorno da Rua Talita Bresolin, o que implica em dar tanto aos moradores do bairro, quanto aos que por ele passam, uma boa condição de segurança e conforto através dessa ótima iluminação”, relata o superintendente.