CIDADES

min de leitura - #

Caminhada contra o feminicídio mobiliza mulheres

Cindy Santos

| Edição de 22 de julho de 2024 | Atualizado em 22 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Caminhada contra o feminicídio mobiliza mulheres

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Aproximadamente 120 pessoas participaram de uma mobilização contra feminicídio nesta segunda-feira (22), em Arapongas. A ação, batizada como Caminhada do Meio-Dia ocorreu simultaneamente em mais de 100 municípios do Paraná. Carregando faixas, cartazes e bexigas brancas, mulheres e homens caminharam pela avenida central de Arapongas em memória das vítimas de feminicídio. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre esse tipo de crime.

Conforme a coordenadora da Patrulha Maria da Penha e presidente do Conselho Municipal dos Diretos das Mulheres de Arapongas, Michele Regina Zanin Campassi, a mobilização faz alusão à morte da advogada Tatiane Spitzner, arremessada do 4º andar de um prédio, pelo companheiro. O crime ocorreu em Guarapuava, em 2018.

Levantamento com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) mostram alta de 10% nas denúncias de violência contra a mulher em Arapongas. No primeiro semestre do ano passado, foram registrados 938 casos do tipo, número que cresceu para 1.035 entre janeiro a junho deste ano. Em relação aos feminicídios, não houve registro de crime no primeiro semestre do ano passado e nem neste ano. O último feminicídio registrado no município foi o assassinato da jovem Alanis Hazielly Corniani, de 18 anos, ocorrido em novembro do ano passado.

“Arapongas possui várias ações para o enfrentamento da violência contra a mulher. Outras iniciativas serão realizadas em agosto, mês de conscientização contra a violência doméstica”, afirma Michele.

A Caminhada do Meio-Dia foi organizada pela Patrulha Maria da Penha em parceria com a Delegacia da Mulher, Secretaria Municipal de Assistência Social, Acia, Sima, OAB, Conselho Municipal do Direito das Mulheres, Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores e Colégio Garcez.

PARANÁ

Em todo o Paraná, mais de 100 cidades aderiram à segunda edição da Caminhada do Meio-Dia. Na região, foram realizadas ações também em Ivaiporã, São Pedro do Ivaí e Novo Itacolomi, entre ouros municípios envolvidos. (CINDY SANTOS)