As compras de última hora para o Natal movimentaram o comércio de Apucarana na segunda-feira (23), último dia de atendimento até 22 horas. Nesta quarta-feira (24), as lojas atendem até às 18 horas e a expectativa é que seja um dia agitado com muitas vendas. A expectativa da Associação do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) é de um crescimento de 5% nas vendas.
Segundo o gerente de uma loja de variedades, Roberto Rocha, muita gente ainda precisa garantir o presente de Natal, e por isso ele prevê um grande movimento de na véspera da data festiva. “Como bom brasileiro, deixamos para a última hora. E como a loja tem muita variedade, desde decoração, artigos de festa, brinquedos, produtos domésticos, entre outros, o que acaba atraindo muitos consumidores que encontram tudo num lugar só”, salienta.
A sócia proprietária de uma loja de roupas femininas, Alessandra Lima, também aposta suas fichas na reta final das vendas de Natal, pois segundo ela, o clima não colaborou muito na última semana. “Choveu muito semana passada e muitas pessoas deixaram de vir ao centro’, comenta.
Ela acredita que a movimentação maior será justamente na véspera da data. “Com chuva ou sem chuva, quem não comprou só tem mais um dia para garantir o presente de Natal”, afirma.
Segundo a empresária Aída Assunção, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), o comércio espera um crescimento de até 5% nas vendas para o Natal em comparação com o ano passado. “Não sei se vamos ter crescimento, como ainda temos esta quarta-feira (24). Mas as vendas têm sido boas, não digo excepcionais”, comenta.
ABRE E FECHA
Conforme o Sivana, o comércio atende nesta terça-feira (24) das 9h às 18h. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, o comércio também funcionará das 9h às 18h. No dia 02 de janeiro, as lojas estarão fechadas.
Já em relação aos supermercados, a convenção coletiva determina que o funcionamento dos supermercados siga até as 20 horas nesta terça-feira.
O Shopping Centro Norte tem horário de funcionamento especial nesta terça-feira, com funcionamento das 10 às 18 horas, tanto as lojas quanto a praça de alimentação.
A Feira do Produtor de Apucarana transferiu as vendas de quarta-feira para esta nesta terça-feira e funciona em seu horário normal no Espaço das Feiras.
No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os bancos terão o horário de atendimento ao público reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília.