CIDADES

min de leitura - #

Diretores da rede municipal tomam posse em Apucarana

Adriana Savicki

| Edição de 28 de março de 2025 | Atualizado em 28 de março de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os novos diretores das 60 unidades municipais de ensino de Apucarana tomaram posse do cargo em solenidade coletiva realizada na noite desta sexta-feira no Cine Teatro Fênix. Os diretores assumem após um processo de seleção que incluiu provas e consulta de servidores. Na solenidade, o prefeito Rodolfo Mota também anunciou o início do processo de instalação de ar condicionado nas escolas e CMEIs, que será realizado, inicialmente em 10 unidades.

Segundo o prefeito, a posse dos diretores marca uma nova etapa da educação municipal. “É o início de uma nova fase, de um novo momento encerrado após um processo de seleção transparente, com participação de servidores, que pela primeira vez foram consultados”, comentou antes de assinar o termo de designação dos diretores, que ficaram no cargo por dois anos.

Os profissionais também assumem após um processo de transição realizado durante a semana, que contou com reuniões com os diretores e diretoras atuais, que tiveram mandato estendido por três meses para que o processo de seleção fosse viabilizado.

“Foram muitas reuniões, cursos e palestras por é um grande desafio cuidar de 13 mil alunos e são as diretoras que estão na linha de frente deste trabalho”, comentou.

O processo de escolha foi composto por cinco etapas: inscrição e envio da documentação exigida pelo Decreto 97/2025, aprovação em Prova de Méritos, Prova de Títulos, Avaliação Funcional de Desempenho do Servidor e Consulta Pública aos Servidores das instituições de ensino. Dos 114 candidatos aptos a concorrer, 38 foram aprovados ao final do concurso. A administração municipal indicou os novos diretores nas unidades de ensino que não tiveram candidatos aprovados.

AR CONDICIONADO

Na solenidade, o prefeito Rodolfo Mota também anunciou que a Prefeitura vai dar início a instalação de ar condicionado nas unidades. “O investimento nesta primeira etapa é de quase R$ 1 milhão e vamos priorizar, em um primeiro momento, as escolas e CMEIs onde constatamos que há maior necessidade, onde o desconforto térmico prejudica o desenvolvimento escolar”, disse.

A solenidade foi acompanhada pela secretária de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, do vereador Moisés Tavares (PP), do deputado Do Carmo (União) e representantes da Autarquia Municipal de Saúde.