A Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência, de Apucarana, recebeu um equipamento de última geração para radioterapia, o On-Board Imager (OBI), que aprimora a precisão dos tratamentos oncológicos através da radioterapia. Com a instalação do upgrade, viabilizado pela Itaipu Binacional, o número de sessões de radioterapia necessárias poderá ser reduzido em até 82%.
“Um tratamento que duraria 28 sessões poderá ser realizado em apenas 5, por contar com uma precisão superior na aplicação das radiações. Esse avanço torna o tratamento mais eficaz com uma redução significativa dos efeitos colaterais”, explica Wesley Viana, coordenador técnico do setor de radioterapia.
O OBI permite a realização de imagens em tempo real durante o tratamento, assegurando que a radiação seja direcionada exatamente para o local do tumor, o que reduz a exposição dos tecidos saudáveis ao redor e aumenta a segurança dos procedimentos.
O equipamento permitirá tratar os pacientes com uma assertividade muito maior, impactando diretamente nos resultados dos tratamentos e na qualidade de vida dos pacientes. “Com o OBI, conseguimos monitorar diariamente o posicionamento e a forma do tumor, além de mudanças no corpo do paciente, como perda de peso ou alterações nos órgãos adjacentes ao tumor. Essas informações em tempo real nos permitem adaptar o plano de tratamento para manter a dose de radiação precisa no tumor e minimizar ainda mais os efeitos colaterais”, destaca Wesley.
A diretora diretora geral do Hospital da Providência, Irmã Geovana Ramos, agradeceu a Itaipu Binacional. “Com esse investimento, a expectativa é que o hospital continue evoluindo na oferta de cuidados especializados, assegurando que cada paciente tenha acesso ao que há de mais moderno e eficiente na luta contra o câncer”, disse.