O Conselho Municipal de Saúde e o Comitê da Dengue de Faxinal se reuniram anteontem para discutir estratégias de combate ao Aedes aegypti. Estavam presentes na reunião, o supervisor da 16ª Regional de Apucarana, Valdecir Castanha e o prefeito eleito de Faxinal, Hermes Santa Rosa.
“O objetivo foi aprimorar as estratégias e nos anteciparmos para promover ações entre o órgão público e comunidade para evitar uma epidemia de dengue”, explicou o primeiro secretário do Conselho Municipal de Saúde, Vinícius Malaquias.
No último período epidemiológico, a cidade registrou 2.967 positivos e 5 óbitos. Atualmente, Faxinal está com 15 notificações da dengue e 5 aguardando resultado.
Nos próximos dias, as equipes de Saúde vão intensificar as vistorias nas residências para fiscalizar e orientar os moradores quanto ao período crítico, que começa em novembro e vai até março de 2025.
Também ficou decidido na reunião, aprimorar as estratégias de combate e reforçar a informação nas escolas municipais e igrejas por meio de ações educativas. A ação contará com o apoio da Prefeitura e das secretarias de Planejamento, Obras e Serviços Públicos, Educação, Agropecuária e Meio Ambiente.