CIDADES

min de leitura - #

Grafite gigante vai colorir silos da Caramuru em Apucarana

Lis Kato

| Edição de 10 de maio de 2024 | Atualizado em 10 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Grafite gigante vai colorir silos  da Caramuru em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quem passa pela Avenida Governador Roberto da Silveira, em Apucarana, já deve ter visto os icônicos silos da empresa Caramuru Alimentos. Instaladas em 1989 para receber a produção de milho e soja de toda a região, essas estruturas do tamanho de um prédio de 15 andares são uma marca histórica da indústria do município e agora estão recebendo uma nova pintura, com foco na preservação ambiental. O trabalho de grafite ambiental marca os 60 anos da Caramuru, criada em 1964 em Maringá e deste 1970 em Apucarana. 

Nos últimos dias, os gigantescos silos estão ganhando camadas de tintas. A iniciativa da empresa integra o projeto Spray for Life, nos quais pássaros do Paraná serão retratados nos silos e muros da empresa. O projeto registra a flora e a fauna únicas dos principais biomas da América Latina, com representações realistas da vida selvagem da Mata Atlântica.

O supervisor de produção da Caramuru, Adilson Agostinis, explica que os três silos têm 44 metros de altura cada um. Foram construídos em 1989 e têm capacidade para 12.500 toneladas de grãos. 

Ele, que está na unidade de Apucarana há 24 anos, destaca o comprometimento da empresa com o meio ambiente e afirma que a pintura será um diferencial para quem chega na cidade da região de Maringá. “Os silos já chamam a atenção de quem passa ali por serem estruturas de grande porte e agora, com essa revitalização, estão provocando mais curiosidade nas pessoas. Muitos já passam perguntando, tiram fotos e selfies em frente das artes. Acho que virará um ponto turístico, porque a pintura poderá ser vista de longe,” acrescentou.

O trabalho está sendo desenvolvido por cinco profissionais. Sil Neves é responsável pela direção criativa do Spray For Life e And Santos o muralista artístico, que é de Belém do Pará. Outros três assistentes artísticos fazem parte da equipe. Com uma grande estrutura com plataforma elevatória para acessar os pontos mais altos, serão usadas toneladas de tintas em spray em boa parte do trabalho. Em média, serão utilizadas de 900 a 1.000 latas de spray para realizar o trabalho. A previsão é que o trabalho seja finalizado em um mês.

“Os desenhos são baseados na questão ambiental. A gente quis trazer um pouquinho da ideia ambiental para os muros aqui da Caramuru. E para tratar sobre a questão climática também, que é muito atual, a gente precisa realmente rever em que mundo nós estamos vivendo. E os pássaros nada mais são do que uma leveza e a questão de trazer essa questão sem anilha, sabe? De liberdade, mas também com respeito à natureza,” detalhou o artista And Santos.

Artistas em turnê

Sil Neves contou que a equipe é híbrida, por isso, foi convocado o artista de Belém do Pará, que tem muita sensibilidade e faz trabalhos rebuscados com animais e vegetação. “Cada projeto é feito por um artista, formando um grande coletivo de street art”, assinalando, destacando o trabalho da Spray for Life, que já realizou ações com essa em silos do porto de Santos (SP).

“Estamos fazendo uma turnê pelo mundo com a campanha Spray For Life para retratar, através da arte, pinturas sobre o meio ambiente dos biomas da América Latina. A gente já fez sobre o Pantanal, Amazônia, Pampa, Catinga e Mata Atlântica,” contou Sil Neves, que iniciou o trabalho com sua equipe há 15 dias.