A Prefeitura de Faxinal retomou ontem atividades presenciais após o período de recesso. No entanto, a articulação do prefeito Hermes Santa Rosa (PSD) se intensificou desde a semana passada. O prefeito, inclusive, já fez a primeira reunião do ano com representantes do Legislativo municipal, ainda em recesso. O presidente da Casa, Fernando Decarle, e demais parlamentares foram recebidos no gabinete. O prefeito Hermes Santa Rosa ressaltou que a reunião proporcionou um diálogo aberto entre as duas esferas, permitindo a escuta das sugestões apresentadas pelos vereadores e contribuindo para o alinhamento das ações administrativas. Com uma gestão bastante alinhada com a Câmara, Hermes realiza reuniões de trabalho frequentes com os vereadores. A ideia é tentar garantir que todo mundo tenha as demandas ouvidas.
Muitas baixas
Nos próximos meses, a dança das cadeiras do governo Ratinho Junior (PSD) será intensa. Isso porque, com as eleições de outubro em pauta, o calendário eleitoral exige que ocupantes de cargos executivos que desejam concorrer se desincompatibilizem até o início de abril. Entre as saídas dadas como certas estão a dos deputados federais e estaduais licenciados que retornarão aos mandatos, casos do secretário da Saúde, Beto Preto; de Sandro Alex, titular de Infraestrutura e de Márcio Nunes, atualmente na Agricultura. Engrossam a lista o secretário de Cidades, Guto Silva e o de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, que são cotados como possíveis candidatos ao governo estadual. E a lista só cresce.
Agenda intensa
Ainda sobre as eleições 2026, quem também deve intensificar a agenda nos próximos meses é o superintendente de Apoio aos Municípios (SAM) da Casa Civil, ex-prefeito de Arapongas Sérgio Onofre (PSD), que mira uma vaga na Assembleia Legislativa. Em entrevistas, ele tem adotado um discurso de alinhamento ao governador Ratinho Jr. (PSD). “Faço parte de um projeto que tem transformado o Paraná, com investimentos, responsabilidade e foco nos municípios. Se esse projeto entender que posso contribuir como pré-candidato, estarei à disposição, sempre com lealdade e compromisso com esse caminho”, declara. Onofre está na SAM desde março de 2025.
Procuradoria em alerta
A Procuradoria da Mulher da Câmara de Apucarana está monitorando com preocupação o aumento da violência contra as mulheres em Apucarana, registrado já nos primeiros dias de janeiro de 2026, marcado por casos graves, incluindo relatos de cárcere privado. A procuradora da Mulher, vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), lembra que a Procuradoria segue em atendimento mesmo durante o recesso legislativo. “A atuação da Procuradoria da Mulher é constante e atenta a todo e qualquer caso de violência contra a mulher”, reforça, acrescentando que o órgão esteve à frente, em 2025, de um amplo trabalho preventivo, tendo como foco a redução do número de jovens e homens violentos.
Agilizando serviço
Com uma equipe técnica de três engenheiros e um arquiteto, o Idepplan – Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana – está credenciando empresas de engenharia e arquitetura. A terceirização do serviço visa garantir que projetos avancem com mais rapidez. “Construímos um planejamento consistente de obras e precisamos de agilidade para que esses projetos saiam do papel e cheguem à população”, comenta o prefeito Rodolfo Mota (União). A Prefeitura tem um grande portfólio de projetos em lifestyle, que inclui UBSs, escolas, pontes e outras estruturas públicas. Sobra trabalho.