CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã inicia mutirão de limpeza para prevenir proliferação da dengue

Da Redação

| Edição de 10 de outubro de 2024 | Atualizado em 10 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã vai lançar, na próxima semana, o programa Ivaiporã Cidade Limpa para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

A primeira ação que será realizada em todo o município, com a coleta de entulhos, pneus e materiais recicláveis, começa na próxima semana, no dia 14 e vai até o dia 18, no Jardim Alvorada, Vila Formosa I e II, Vila Planalto, Jardim Europa, Jardim Nova Porã, Vila Vidal, Conjunto Valdomiro Bleis Gergoletti, Jardim Casagrande I, II, III e IV.

De acordo com Janaina Barbosa, coordenadora geral de Saúde, a chegada das chuvas e do calor aumenta o risco de casos de dengue. “Para evitar isso, a prefeitura está antecipando ações preventivas”, explicou. Outra medida a ser adotada é a intensificação da fiscalização das secretarias de Saúde e Meio Ambiente nas residências, comércios e terrenos baldios. Caso sejam encontradas larvas do mosquito da dengue, os moradores ou proprietários serão notificados”.

O programa de limpeza será feito em etapas, com cronograma já definido, abrangendo diferentes bairros até meados de novembro. “Cada cidadão tem a responsabilidade de manter os seus quintais limpos. Não podemos esperar a situação sair do controle”, destacou Janaina.

Ela lembra que Ivaiporã passou recentemente por uma epidemia de dengue, a preocupação agora é com a gravidade dos casos, especialmente se outros sorotipos do vírus começarem a circular.

“A gravidade da doença foi totalmente diferente do que a gente teve nos anos anteriores, não foram casos clássicos de dengue, foram casos bem mais graves”, alertou a coordenadora.

NÚMEROS

Neste período epidemiológico, iniciado em agosto, nenhum caso de dengue foi confirmado em Ivaiporã. No período anterior foram mais de 2,7 mil confirmações e 3 óbitos decorrentes da doença.