CIDADES

min de leitura - #

Londrina cede armamentos para a GCM de Apucarana

Da Redação

| Edição de 23 de dezembro de 2024 | Atualizado em 23 de dezembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em ato realizado na tarde de ontem, na nova sede da Associação dos Municípios do vale do Ivaí (Amuvi), os prefeitos de Apucarana e Londrina, respectivamente, Junior da Femac e Marcelo Belinati, assinaram um termo de cessão para armar a Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana.

Pela parceria firmada, a Prefeitura de Londrina, por meio da sua Guarda Civil Municipal, cede à GCM de Apucarana, sessenta pistolas calibre 380, modelo Taurus HCPLUS. No pacote também estão inclusos a cessão de três carregadores para cada uma das sessenta pistolas; e ainda sessenta coldres de alto padrão.

Os 58 guardas civis municipais, os 25 recém-formados e os 29 do efetivo mais antigo - já passaram por treinamentos e testes psicológicos para a utilização de armamento letal. Atualmente, os profissionais aguardam a liberação do porte de armas, que deve ser liberado pela Polícia Federal.

O comandante da GCM, Reinaldo Andrade lembrou que seus guardas já passaram por muitas dificuldades no enfrentamento da criminalidade sem dispor de armamentos.

O prefeito Junior da Femac agradeceu o apoio do Conselho Municipal de Segurança, que teve participação decisiva nestas novas conquistas da GCM. “Foram 17 anos com a nossa guarda atuando desarmada e passando por muitas dificuldades”, lembrou. “Essa é a coroação de um trabalho que começamos com audiência pública lá no meio do ano, quando chegamos a conclusão da importância do armamento da GCM”, comenta.

O coronel Pedro Ramos, comandante da GM de Londrina e secretário de Defesa Social, afirma que parcerias semelhantes já foram realizadas entre com corporações de Paranaguá e Jaguariaíva e que o fortalecimento da guarda de Apucarana é também de interesse de Londrina. “Já fazemos trabalhos em parceria com Arapongas e Apucarana porque somos comarcas vizinhas com áreas rurais extensas e integradas”, comenta. Ele explica que as pistolas que estão sendo cedidas é a arma padrão indicada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para os órgãos de polícia.

“A padronização de armamento facilita o treinamento das corporações é uma importante ferramenta para enfrentamento da criminalidade”, diz.

PRESENÇAS

Do evento participaram o comandante do 30º Bimec, tenente coronel Figueiredo; o futuro comandante do 30º Bimec, coronel Ubiratan; o comandante Fontana, da GCM de Arapongas; e o superintendente de segurança de Apucarana, coronel Marcos Facio. Também participaram os atuais vereadores Rodrigo Lievore Recife, Jossuela Pirelli e Moisés; e os vereadores eleitos Eliana Rocha, Deco Araújo, Sidnei, Danilo Acioli e Adan Lenharo.