A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal (GM), resgatou 446 animais silvestres em 2025. O balanço foi divulgado ontem.
Segundo o GDA, entre as centenas de resgatados, estavam gatos-maracajás, ratões-do-banhado, cachorros-do-mato, lagartos, gambás, tatus, cobras, capivaras, siriemas, curicacas, corujas, gaviões, entre outros.
As ações envolvem o atendimento de ocorrências, resgate seguro e destinação adequada, priorizando o bem-estar animal e a preservação ambiental, fortalecendo a proteção da biodiversidade local.
Após resgatados, os animais silvestres são avaliados por um biólogo antes da reintrodução à natureza. Se necessário, os animais são enviados para atendimento especializado para recuperação.
ORIENTAÇÃO
O GDA reforça a importância de a população não tentar capturar ou afastar animais silvestres por conta própria. A recomendação é que que, diante de situações semelhantes, as pessoas entrem em contato com os órgãos ambientais para receber orientações e, se necessário, permitir a atuação das equipes especializadas. Os telefones são (43) 3902-1089 (Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente - SEASPMA) e 153 (Guarda Municipal).