A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) divulgou nesta semana uma pesquisa feita pelo instituto Data Censo. Este estudo tem como objetivo geral avaliar a expectativa dos consumidores paranaenses para as compras na Black Friday 2024, que neste será em 29 de novembro. Em Apucarana, as lojas vão funcionar até as 22 horas neste dia.
Para isso, foram realizadas entrevistas em Curitiba e Região Metropolitana, além das regiões de: Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão e Pato Branco.
O vice-presidente para Assuntos do Comércio da Faciap e presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia ), Wanderlei Faganello, explica que a amostra apresenta margem de erro de 4%, com grau de confiança de 95%.
“Segundo a pesquisa, no geral, os produtos que os consumidores paranaenses pretendem comprar na Black Friday, mais citados, são eletrônicos (Celular/tablet/Notebook/TV e etc.), seguidos por eletroportáteis (Liquidificador/batedeira/ multiprocessador e etc.), roupas, calçados e cosméticos/produtos de beleza”, adianta Faganello.
A pesquisa aponta ainda a estimativa da média do valor que os consumidores pretendem gastar no presente do Black Friday. “A média ficou em R$ 1.392,44. Sendo que os dados mostram que os consumidores das regiões de Ponta Grossa e Londrina são os que mais vão gastar com as compras. Já os das regiões de Maringá e Curitiba são os que pretendem desembolsar menos. Por gênero, os homens irão gastar mais que as mulheres. Por faixa etária, quanto maior a idade, maior o gasto”, diz Faganello.