CIDADES

min de leitura - #

Rede estadual inicia hoje ano letivo para 38,3 mil estudantes na região

Adriana Savicki

| Edição de 04 de fevereiro de 2025 | Atualizado em 04 de fevereiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os 115 colégios da rede estadual dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Apucarana e Ivaiporã iniciam hoje o ano letivo 2025. Nas duas regiões, serão recepcionados 38,3 mil estudantes. Uma das novidades deste ano é a distribuição de kits escolares para todos os alunos da rede estadual.

Na área do NRE de Apucarana, são esperados 27.300 estudantes nas 63 escolas distribuídos em 16 municípios. O chefe do NRE, Vladimir Barbosa, afirma o número de matriculados neste ano letivo cresceu em relação ao início de 2024. “São 63 escolas da rede e neste ano temos uma escola a mais, o colégio estadual Vilson Miranda, inaugurado no ano passado”, comenta.

Segundo o professor, os kits de material escolar estão disponíveis para todos os alunos matriculados e serão entregues nos primeiros dias de aula. “Estamos com tudo organizado, com todas as aulas distribuídas, com professores para todas as disciplinas. É um ano que começa com muita expectativa de um bom trabalho até porque temos neste ano temos as provas do Saep”, afirma, referindo-se ao Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP).

Na região de Ivaiporã, são cerca de 11 mil alunos matriculados, número que se manteve no mesmo patamar do ano passado.

Segundo a assistente de chefia do NRE, Soeli Souza, a regional conta com 52 escolas em 14 municípios. Dessas, 17 funcionam em tempo integral e cinco adotam o modelo cívico-militar. Para o início do ano letivo, o Núcleo realizou visitas para garantir que todas as escolas têm professores, materiais, merenda e estrutura adequados.

Os kits do ensino médio contêm três cadernos de 200 folhas, um caderno de artes, canetas, régua, apontador e lápis. Já os kits do ensino fundamental incluem dois cadernos, um caderno de artes, lápis de cor, régua, canetas e borrachas.

A entrega começa já no primeiro dia de aula. “Isso ajuda no orçamento das famílias, porque o material escolar está caro”, destacou Soeli.

Os alunos das escolas cívico-militares também recebem uniformes fornecidos pelo Estado. Estudantes do sexto ano têm direito à farda completa, enquanto os demais aguardam expansão do programa.

Soeli reforça que a prioridade NRE é a aprendizagem e a manutenção dos bons índices de frequência. “ Nós somos o núcleo que tem os melhores índices de frequência, a gente quer manter esses índices e melhorar a aprendizagem desses estudantes”, afirmou Soeli.

PARANÁ

No Paraná, 2.091 colégios da rede estadual de ensino estão preparados para recepcionar o cerca de 1 milhão de estudantes que voltam às aulas hoje depois das férias escolares.

Principal novidade neste ano letivo é entrega de kits de material escolar

•Todos os alunos da rede estadual vão receber no início das aulas cadernos, canetas, lápis e outros itens

1 MI de alunos iniciam ano letivo em todo estado nos mais de 2 mil colégios da rede estadual