CIDADES

min de leitura - #

Vale do Ivaí reduz número de homicídios dolosos em 45%

Adriana Savicki

| Edição de 06 de setembro de 2024 | Atualizado em 06 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre janeiro e julho, a 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana registrou 19 homicídios dolosos, aqueles cometidos com intenção de matar, número 45% menor que no mesmo período do ano passado, quando 35 crimes foram registrados em toda região. Os dados são do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Segundo o levantamento, houve redução também em Apucarana, sede da 17ª SDP. Foram 11 crimes neste ano contra 14 no mesmo período do ano passado, queda de 21%.

Dos vinte seis municípios do Vale do Ivaí que compõe a área da subdivisão, houve registro de crimes em seis cidades, menos de um quarto do total. Depois de Apucarana, as cidades com maior incidência dos crimes são Bom Sucesso, com três homicídios dolosos e Ivaiporã (2). Ver quadro nesta página.

Para o delegado Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, a redução era previsível, diante das ações deflagradas pela corporação com intuito de coibir a criminalidade, e consequentemente, diminuir o número de homicídios.

“É o reflexo do trabalho que a Polícia Civil está fazendo. Estamos investigando os homicídios e os crimes de tráfico de drogas, que dão impulso para a prática de homicídios”, comenta.

O delegado destaca a realização de duas grandes operações policiais: a Baby Shark que cumpriu 56 mandados de prisão contra membros de organização criminosa do tráfico de drogas e a operação Saturação, com policiamento ostensivo em bairros com maior índice de crimes letais.

“Ficamos preocupados com o mês de agosto que teve número elevado de crimes, mas vamos trabalhar para elucidar os crimes que ocorreram”, salienta.

PARANÁ

A redução da criminalidade segue uma tendência estadual. Nos primeiros sete meses deste ano, houve 942 homicídios dolosos no Paraná. O número representa uma queda de 9,77% em relação aos 1.044 registrados no mesmo intervalo de tempo de 2023 no Estado. Em nível geral, o Brasil também teve queda nos homicídios dolosos, porém com menor intensidade, passando de 21.843 entre janeiro e julho de 2023 para 20.732 no mesmo período deste ano, o que representa uma variação negativa de 5,09%. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.

Em relação às tentativas de homicídio, a queda do indicador em nível estadual foi ainda mais expressiva, de 14,17%, passando de 642 no ano passado para 551 em 2024. A redução segue uma tendência oposta à nacional, cujas ocorrências aumentaram de 21.417 para 23.175 no recorte de sete meses, uma alta de 8,21% entre os dois anos.

O indicador que teve a maior queda proporcional entre os crimes com vítimas no Paraná foram os latrocínios – que são os roubos seguidos de morte. Eles passaram de 34 nos sete primeiros meses de 2023 para 21 neste ano, 38,24% a menos. No Brasil, a queda foi menor, de 13,56% (de 612 para 529).(COM AEN)