POLÍTICA

min de leitura - #

Vereadores aprovam moção de repúdio após ataques a autistas

Fernando Klein

| Edição de 15 de abril de 2024 | Atualizado em 15 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Vereadores aprovam moção de repúdio após ataques a autistas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana aprovou ontem, durante sessão ordinária, uma moção de repúdio aos ataques contra autistas praticados nas redes sociais na cidade. Ao mesmo tempo, o requerimento dos vereadores - endereçado ao delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues - pede rigor à Polícia Civil na apuração e identificação do autor das postagens injuriosas na internet. 

O pedido foi apresentado pelo vereador Lucas Leugi (PSD) e aprovado por unanimidade. Na última sexta-feira (22), Lucas Leugi registrou um boletim de ocorrências na 17ª SDP, após um internauta tecer comentários maldosos contra autistas. As postagens foram feitas por um perfil supostamente fake ao comentar uma reportagem publicada no site TNOnline. 

“Eu peço aqui para essa Câmara, que tornou a conscientização pública e deu espaço aos autistas, que agora faça a defesa através de um manifesto à Polícia Civil para que essa investigação seja rigorosa e para que descubra quem é autor dos ataques. As pessoas precisam conhecer o rosto dessa pessoa má e sem coração”, disse Leugi, que é pai de um menino autista. 

Um dos comentários, feito por um perfil no Facebook, ofendeu as crianças autistas, afirmando, inclusive, que elas são “demonizadas”. 

A vereadora Jossuela Martins Pirelli (Solidariedade), que também é mãe de um filho autista, pediu mais compreensão, respeito e oportunidades aos autistas. “Quero pedir aos vereadores e aos empresários: os autistas também têm condições de trabalho. Temos tantas fábricas em Apucarana, será que um autista não pode ajudar em uma fábrica?”, questionou. 

Durante a sessão, os vereadores aprovaram, em segunda votação, o projeto de lei apresentado pelo vereador Moisés Tavares (PP), que determina que o Laudo Médico Pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenha prazo de validade indeterminado em Apucarana. Atualmente, muitos autistas precisam representar o laudo periodicamente. Como é um transtorno até então irreversível, o projeto acaba com essa exigência.

Na sessão de ontem, os vereadores aprovaram ainda o projeto que regulamenta as prerrogativas processuais inerentes à função e a organização administrativa da Procuradoria Geral do Legislativo; o projeto que institui a lei “Arthur Gabriel Vieira Borges”, que inclui no calendário oficial de eventos do Município de Apucarana o “Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia”; e o projeto que institui a “Semana Municipal de Orientação sobre a Epilepsia”. 

Após pedido de vistas do vereador Luciano Facchiano (Agir), a Câmara tirou da pauta da sessão de ontem o projeto de lei do vereador Luciano Molina (Agir), que estabelece em Apucarana sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.