POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto está entre os 26 deputados do País eleitos com os próprios votos

Da Redação

| Edição de 05 de outubro de 2022 | Atualizado em 05 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Preto está entre os 26 deputados do País eleitos com os próprios votos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em todo o país, apenas 26 dos 513 deputados federais conseguiram assegurar a vaga na Câmara Federal por conta própria, ou seja, fizeram uma quantidade de votos suficientes para atingir o quociente eleitoral no seu Estado, independentemente do desempenho do partido ou federação. O deputado federal eleito por Apucarana, o ex-prefeito e ex-secretário de Estado da Saúde, Beto Preto (PSD), é um dos quatro candidatos do Paraná que figuram na lista, ao lado de Deltan Dallagnol (Podemos), Gleisi Hoffman (PT) e Filipe Barros (PL).

Eleger-se com os próprios votos, nesse caso, é quando o candidato faz mais votos que o quociente eleitoral para o Estado que, no caso, é o resultado da divisão dos votos válidos de deputado federal (sem contar votos nulos e brancos) pelo número de cadeiras que cada Estado tem direito.

No Paraná, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram computados 6.815.689 votos, mas apenas 89,95% foram considerados válidos. Ou seja, descontando os votos nulos (238.865), em branco (445.946) e, ainda, mais 92.290 votos anulados por serem dados a candidaturas que estão sob judice, a quantidade de votos válidos para deputado federal no Paraná foi de 6.038.588 votos.

O sistema eleitoral para deputados federais, deputados estaduais e até de vereadores é o chamado sistema proporcional. É diferente do sistema majoritário, que elege presidentes, governadores, prefeitos e senadores, em que o mais votado é eleito. Isso porque, nesses casos, só há um candidato por partido. Já no sistema proporcional, são vários candidatos dentro de um mesmo partido.

A Câmara Federal tem 513 cadeiras de deputados. E a quantidade de deputados que cada Estado tem direito depende da quantidade de habitantes. Mas o mínimo de vagas reservadas aos estados menos populosos é oito e o máximo de vagas, reservadas aos estados mais populosos, é 70, como é o caso de São Paulo.

O Paraná tem direito a 30 cadeiras na Câmara Federal. Então, o quociente eleitoral para deputado federal no Estado, nesse ano, é o resultado da divisão do número de votos válidos dados aos candidatos concorrentes com o número de vagas (30). Assim, o quociente eleitoral para deputado federal no Paraná em 2022 é de 201.286 votos.

Todos os candidatos que fizeram mais votos do que isso se elegeram por conta própria. Isso porque no sistema proporcional a definição dos eleitos se dá por dois critérios: os votos atribuídos ao candidato e a quantidade total de votos que o partido recebeu. 

De acordo com totalizações, apenas um em cada 20 deputados federais se elegeu com os próprios votos, por terem ultrapassado os quocientes eleitorais em cada Estado.