POLÍTICA

min de leitura - #

Empresário de Londrina é preso em operação antigolpe

Da Redação

| Edição de 27 de janeiro de 2023 | Atualizado em 27 de janeiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um homem foi preso em Londrina em uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta sexta-feira contra envolvidos nos atos golpistas do último dia 8 em Brasília (DF). Claudio Mazzia é suspeito de organizar uma excursão de 20 ônibus para a Capital do País após uma publicação nas redes sociais.

Na casa do diretor de uma construtora, a corporação ainda cumpriu um mandado de busca e apreensão. À RPC/TV, o irmão de Claudio, Ederson André Mazia, afirmou que o suspeito não é responsável por nenhum financiamento dos atos e que ele é um “patriota” que não concorda com a política atual.

O irmão disse ainda que ele nunca foi a Brasília. “Ele diz que o irmão não financiou nada, que é uma pessoa normal, um empresário, que nesse tempo aí não concorda com a situação política. [...] Ele simplesmente participou de alguns eventos que foi até o Tiro de Guerra, mas como patriota”, afirmou.

Sobre a postagem nas redes sociais, o advogado disse ainda que se trata de uma montagem usando o nome do irmão.

O objetivo da operação é identificar pessoas que participaram, financiaram ou incentivaram as ações de destruição aos prédios dos Três Poderes da República.

Em todo o País, a operação cumpre desde ontem 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão. A ação ocorre simultaneamente no Paraná, outros quatro estados e no Distrito Federal.

Nesta sexta-feira, a Procuradoria-Geral da República apresentou mais 150 denúncias contra pessoas suspeitas de participar dos atos golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília. As denúncias foram encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora, caberá ao plenário do STF decidir se aceita a denúncia e transforma os acusados em réus. (EDITORIA DE POLÍTICA)