POLÍTICA

min de leitura - #

‘Legado da nossa gestão foi restabelecer a confiança na cidade’, diz Junior da Femac

Claudemir hauptmann

| Edição de 14 de abril de 2022 | Atualizado em 14 de abril de 2022
Imagem descritiva da notícia ‘Legado da nossa gestão foi restabelecer a
confiança na cidade’, diz Junior da Femac

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As pessoas acreditam mais em Apucarana hoje. Percebem o bom momento. Confiam no futuro dela. As pessoas estão vendo Apucarana. O prefeito da “Cidade Alta”, Júnior da Femac (PSD), abre o sorriso ao ouvir isso. Faz aquele gesto típico com as mãos e busca em suas raízes religiosas, uma forma de resumir o momento da cidade. “Apucarana é uma cidade que fica no alto de uma serra. E isso é bíblico. Não se pode esconder a cidade no alto da montanha”, afirma. E continua: “Ela é para ser vista mesmo, como farol, que nos guia, orienta e inspira”.

Júnior da Femac encerra a série de entrevistas com prefeitos do Vale do Ivaí, no quadro De Olho na Cidade, da Tribuna e do TNonline. A entrevista vai ao ar nesta sexta-feira (14), as 16 horas.

O prefeito não se cansa de falar do bom momento, que é construído diariamente no diálogo com todos os segmentos da sociedade. “Vivemos hoje um momento bonito, de união, planejamento e de desenvolvimento”, reitera.

Para ele, isso é fundamental como legado para um período de gestão pública. “Quando encontramos um pioneiro nosso, temos o orgulho de olhar nos olhos e mostrar o que estamos fazendo. Quando olhamos nos olhos de um de nossos jovens, passamos a confiança de quem sabe que esse jovem vai viver momentos muito felizes aqui”, comenta Júnior da Femac.

Ele diz que essa confiança é tudo. “No passado, quando assumimos, as empresas não queriam vender para Apucarana. Hoje, tivemos obras com 17 construtoras disputando sua execução na licitação. Porque sabem que pagamos em dia”, afirma. E dá outro exemplo: “Um dia conversamos, eu e Beto Preto. Por que Apucarana não tinha prédios? Porque não havia rede de esgoto. Avançamos e fomos de uma rede de 27% para 82% na cidade. Foi colocar a rede e a cidade respondeu, com vários novos empreendimentos”.

Essa confiança fez com que a cidade atraísse, nos últimos tempos, investimentos privados de mais de R$ 320 milhões de empresas de fora que se instalaram na cidade. “Isso sem contar os investimentos realizados pelas empresas que já estavam na cidade, que nasceram aqui”, comenta o prefeito. “E demos o quê? Apenas a confiança. As empresas confiam no momento e no futuro da cidade”.

A prefeitura de Apucarana está com um planejamento para a realização e entrega de mais de 80 obras, nas mais diversas regiões da cidade. “As pessoas podem esperar um ano de muito trabalho”.

E a lista é grande, mostrando obras de pequeno, médio e também de grande porte. Em praticamente todos os bairros da cidade. Entre as obras mais simples, porém, fundamentais, está a instalação de parquinhos nos bairros. “Eu quero que cada criança tenha amor pelo bairro onde mora. Quero que essa criança de Apucarana tenha boas histórias para contar sobre sua infância no bairro, bem equipados, bonitos, seguros. Quero que gostem daqui e que aqui queiram ficar”, justifica.

Nas próximas semanas, anuncia o prefeito, deve ocorrer a licitação de uma das obras estruturantes, que é a duplicação da avenida Governador Roberto da Silveira, até a região do Batalhão da Polícia Militar.

Além disso, pavimentação asfáltica avança nos parques industriais e também na zona rural, nas vilas rurais e nas áreas de chácaras de lazer. Na área de trânsito, uma das obras de destaque será a nova rotatória para substituir o sistema semafórico em frente a entrada principal do Núcleo João Paulo I. “Vai ser uma obra moderna, para adequar e melhorar o fluxo e a segurança naquele local, muito movimentado”, diz o prefeito.

A prefeitura também espera começar ainda neste ano as obras do novo Hospital Municipal, que já está na fase final de projeto e documentação. “É uma obra complexa, um hospital de média complexidade, de especialidades, que vai ter um pronto atendimento infantil 24 horas”, informa. O prefeito diz que parte dos recursos para a obra já está reservada.

Investimento em capacitação 

A prefeitura tem um programa de capacitação de mão de obra, sem custos para empresas e trabalhadores. A administração procura as empresas, através das entidades de classe, regularmente, para saber quais os tipos de profissionais estão sendo procurados. “Sabendo o tipo de profissional que querem, nós procuramos nossos parceiros, como o Senac e o Senai para comprar os cursos específicos e oferecemos gratuitamente às pessoas”, resume o prefeito.

Além desse programa, a cidade tem o Mais Brasil, do Governo Federal, via Senai, em que empresários e gestores de das empresas tem cursos de atualização e ganho de produtividade.

Na geração de empregos da cidade, o prefeito destaca que diariamente a cidade encaminha entre 60 e 70 pessoas para as vagas abertas na indústria, comércio e serviços. “E todos os dias surgem novas vagas. Isso mostra uma economia aquecida, movimentada e com espaço para crescer muito”, avalia.