POLÍTICA

min de leitura - #

Morre professor Peta, secretário municipal de Educação de Arapongas

Da Redação

| Edição de 13 de maio de 2022 | Atualizado em 13 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Morre professor Peta, secretário municipal de Educação de Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

M orreu nesta sexta-feira, em Londrina, o secretário municipal da Educação de Arapongas, Luiz Roberto dos Santos, aos 70 anos. Ao sentir-se mal, o professor Peta, como era carinhosamente conhecido na comunidade escolar e junto à população, foi atendido primeiramente no hospital Honpar, na última segunda-feira, com sintomas de dengue.

Depois, ele foi encaminhado para Londrina, onde foi atendido no Hospital do Coração, onde teve complicações e acabou encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta sexta-feira, as primeiras informações deram conta de que seu quadro era de miocardite. Com maiores complicações, Peta não resistiu e morreu no início da noite.

LUTO OFICIAL

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), lamentou a morte do integrante de sua equipe de secretários e decretou luto oficial no município por três dias. “Estamos desolados com a morte do Peta. Ele esteve conosco como secretário da Educação. Mesmo aposentado da função de professor, era nítido que amava tudo o que envolvia o tema. O professor Peta fará muita falta. Nossos sentimentos estão voltados para a família e amigos”, disse o prefeito.

Peta tomou posse como secretário da Educação no dia 10 de junho de 2019. Ele deveria ter assumido em fevereiro, mas vinha aguardando o processo de conclusão de aposentadoria junto à Secretaria de Estado da Educação.

Peta nasceu em Presidente Bernardes, no interior de São Paulo, e desde jovem manifestou interesse pelo esporte. Primeiro como jogador de futebol e, já em Arapongas, em 1970, de basquetebol.

O esporte o levou a cursar Educação Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas (Faficla), onde conheceu a também atleta e miss Apucarana, Márcia Claro. Casaram-se e tiveram três filhos.

Peta dedicou sua vida à educação. Desde 1973 atuou em vários municípios da região. Em 1983, passou a atuar como professor no Colégio Estadual Emílio de Menezes, em Arapongas, onde chegaria a diretor, cargo que ocupou por 13 anos.

Marido, pai e avô apaixonado, aceitou o desafio de ser secretário “por acreditar que a educação é o melhor caminho para transformar o mundo”.

Até o fechamento desta edição, local e horário de sepultamento ainda não haviam sido definidos pela família.

“Estamos desolados com a morte do Peta. Ele esteve conosco como secretário da Educação. Mesmo aposentado da função de professor, era nítido que amava tudo o que envolvia o tema”

Sérgio Onofre da Silva prefeito de Arapongas