POLÍTICA

min de leitura - #

Pessuti de olho no Senado

Da Redação

| Edição de 22 de abril de 2024 | Atualizado em 22 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Pessuti de olho no Senado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-governador Orlando Pessuti (MDB)  está se articulando para disputar uma cadeira no Senado Federal. Já agora, em uma eventual vaga deixada por Sérgio Moro (União Brasil),- o que não parece mais ser algo tão certo como se achava lá atrás, antes da absolvição do ex-juiz no TRE-PR-, ou em 2026. Na próxima eleição para o Senado, é bom lembrar, serão duas vagas na disputa. Pessuti, inclusive, defende a possibilidade de uma dobradinha com o governador Ratinho Junior (PSD). A fala de Pessuti sobre o assunto, gravada no último domingo na Feira Livre de Curitiba em uma roda de conversa onde também estavam o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e o apresentador Ratinho, corre nas redes sociais. Pessuti também afirma que não se negaria a sair na suplência Ratinho Junior, caso seja convidado pelo governador. “Estamos na trincheira, se seremos convocados não sei”, confidenciou Pessuti a esta coluna ontem.

Projeto aprovado

Durante a sessão de ontem, a Câmara  de Apucarana aprovou apenas um projeto de lei. Trata-se da proposta que institui a “Semana Municipal de Orientação sobre a Epilepsia” no município, de autoria do vereador Tiago Cordeiro (PDT). Já o projeto de lei que estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais, de autoria do vereador e presidente da Casa, Luciano Molina (Agir), foi retirado de pauta a pedido do autor por três semanas. Um pedido de vistas do vereador Luciano Facchiano (Agir) já tinha adiado a votação na semana passada. 

Homenagens na Câmara

A Câmara de Vereadores de Apucarana está em plena temporada de homenagens. Nessa semana, por exemplo, serão duas. Hoje tem sessão solene para entregar Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias para o Canil da Polícia Militar. Na quinta-feira, os vereadores voltam a se reunir para entrega de Título de Cidadão Honorário para o engenheiro Luiz Carlos Bracarense Costa. Na semana que vem tem entrega de diploma para o grupo Mães Intercessoras, na outra, dia 7 de maio, será entregue  título ao delegado-chefe da 17ª SDP, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues. Os vereadores correm para entregar as honrarias agora para evitar problemas com a lei eleitoral.

Francischini em Arapongas

O diretório municipal de Arapongas do União Brasil reuniu na última sexta-feira seus pré-candidatos a vereador em um encontro com o presidente estadual da legenda, o deputado federal Felipe Francischini. O União Brasil é um dos onze partidos que fazem parte da base de apoio da pré-candidatura de Rafael Cita (PSB) e Édina Kümmel (PP) à Prefeitura de Arapongas. Os dois pré-candidatos, bem como o prefeito Sérgio Onofre (PSD), participaram do encontro. O União Brasil vai concorrer com 12 nomes para disputa no legislativo, incluindo os atuais vereadores Toninho da Ambulância e Miguel Messias, que deixaram o PL e PSC para se filiar ao partido.

Agenda na região

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) fechou a agenda da última semana com visitas aos municípios do Vale do Ivaí. Em Marumbi, o deputado anunciou recursos de R$ 2,3 milhões – entre recursos da Itaipu e emendas – que serão destinados para diferentes áreas. O deputado também passou por Kaloré, onde visitou a Casa Lar São Paulo Apóstolo. A entidade foi contemplada com placas fotovoltaicas custeadas pela Itaipu Binacional, que está se tornando uma fonte de recursos muito interessante para prefeituras da região. “A Itaipu, através do Governo Federal, ampliou sua área de abrangência, o que tem permitido avançar com trabalhos na área socioambiental em todo o Paraná”, comenta o deputado.