POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos do Vale com Bolsonaro

Da Redação

| Edição de 05 de outubro de 2022 | Atualizado em 05 de outubro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Por decisão própria ou atendendo a uma connvocação do governador Ratinho Junior (PSD), boa parte dos prefeitos das 26 cidades da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) está apoiando, neste segundo turno, a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Já se manifestaram publicamente neste sentido Luiz Carlos Gil (PSD), prefeito de Ivaiporã e presidente da Amuvi (foto), Ylson Cantagallo (PSD), de Faxinal, e Dalton Moreira (PDT), de Borrazópolis. Para Carlos Gil, que já votou em Bolsonaro no primeiro turno, o presidente merece a oportunidade de ter um segundo mandato para implementar as reformas já iniciadas. Gallo diz que ele e sua equipe vão seguir as orientações do governador Ratinho Junior. Para Dalton Moreira, a candidatura de Bolsonaro é o melhor caminho para o momento.

Vital volta à Prefeitura 
Ainda agradecendo pelos votos que recebeu na recente eleição para deputado estadual, o vice-prefeito de Apucarana, Paulo Vital (PSD), foi parabenizado ontem por muitas pessoas. O motivo foram seus 48 anos de idade comemorados nesta quarta-feira. Vital já retomou suas funções na Prefeitura de Apucarana, onde atua numa sala anexa ao gabinete do prefeito Junior da Femac (PSD). A rotina diária inclui o atendimento aos cidadãos, supervisão e aconselhamentos na área jurídica. Paulo Vital avalia que, a partir de 2023, contando com o apoio do deputado federal Beto Preto (PSD), Apucarana deve avançar ainda mais em programas e recursos oriundos do Governo Federal e Governo do Estado. 
Propaganda eleitoral
Os dois candidatos a presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os concorrentes a governador que disputam o segundo turno das eleições vão retomar nesta sexta-feira a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. No segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos. A propaganda será veiculada até o dia 28 de outubro, 2 dias antes da votação, marcada para 30 de outubro. A propaganda será veiculada na TV de segunda a sábado, das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. No rádio vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Candidatos têm ainda 25 minutos de inserções, de segunda a domingo, para veicular peças de 30 segundos a 60 segundos ao longo da programação.
Pesquisa do 2º turno 
Na primeira pesquisa do Ipec realizada no segundo turno da corrida presidencial divulgada nesta quarta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% das intenções de voto contra 43% do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Brancos e nulos somam 4% e outros 2% não souberam ou não quiseram responder. Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55% e Bolsonaro, 45%. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, entre segunda-feira e ontem, em 129 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022. 
CPI dos Institutos
O deputado federal Filipe Barros (PL) está nesta semana em Brasília, onde participa da mobilização para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Institutos de Pesquisas. Desde domingo, após o término da totalização de votos do pleito de 2022, Filipe Barros anunciou que entraria com requerimento na Câmara dos Deputados solicitando a abertura de uma CPI para investigar os “evidentes equívocos” das pesquisas eleitorais. Filipe Barros e outros deputados articulam a coleta de assinaturas junto a parlamentares que apoiam a proposta da CPI. O Ministério da Justiça já acionou o Ministério Público e o TSE sobre o tema e o Senado também se movimenta sobre o assunto.