POLÍTICA

min de leitura - #

PSD oficializa Beto Preto para a Câmara Federal e Paulo Vital à Assembleia Legislativa

Edison Costa

| Edição de 01 de agosto de 2022 | Atualizado em 01 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia PSD oficializa Beto Preto para a Câmara 
Federal e Paulo Vital à Assembleia Legislativa

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

AConvenção Estadual do Partido Social Democrático (PSD), realizada no último sábado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, aprovou o nome do ex-secretário estadual da Saúde e ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto, para concorrer nas eleições de 2022 como candidato a deputado federal. Da mesma forma definiu o nome do atual vice-prefeito de Apucarana, Paulo Sergio Vital, para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). 

“A convenção marca mais um passo da nossa caminhada de melhorar o Paraná. Com o governador Ratinho Junior, estamos transformando o Paraná, atendendo aqueles que mais precisam, seja na educação, na segurança pública e, principalmente, na saúde. Essa é só metade da nossa jornada e vamos em frente para um Paraná cada dia melhor”, destacou Beto Preto, que é médico e está na vida pública desde 1998. Ele foi eleito prefeito de Apucarana pela primeira vez em 2012, e reeleito em 2016 com a maior votação da história do município. Na ocasião, ele obteve 60.001 votos, o correspondente a 86,11% dos votos válidos.

No comando da Secretaria de Estado da Saúde, no governo de Ratinho Junior, Beto Preto foi considerado um dos melhores secretários do Brasil nesta área, principalmente por ter enfrentado a pandemia do coronavírus com ações eficientes de prevenção e controle da Covid-19 em todos os municípios do Paraná. Ele frisa, no entanto, que para esse trabalho foi fundamental o apoio direto do governador Ratinho Junior, de toda equipe da saúde e o empenho de todas as regionais de saúde, bem como de todos os prefeitos e secretários municipais de saúde do Estado. 

DOBRADINHA

O advogado Paulo Vital já era um nome bastante comentado em Apucarana como provável candidato a deputado estadual no grupo político de Beto Preto e do prefeito Junior da Femac. Vital foi procurador-geral do Município na gestão Beto Preto e depois eleito vice-prefeito na chapa de Junior da Femac.

Paulo Vital manifestou sua disposição de concorrer a uma cadeira de deputado estadual com a intenção de lutar por Apucarana e pelo Vale do Ivaí na esfera estadual. “Apucarana precisa ter um representante próprio na Assembleia Legislativa, assim como na Câmara Federal”, afirma Vital, que na vida pública sempre esteve ligado ao grupo político que comanda a Prefeitura de Apucarana desde 2013.

Apostando na dobradinha com ex-prefeito e ex-secretário de Saúde, Beto Preto, Paulo Vital afirma que a expectativa é fazer uma campanha propositiva, garantindo a eleição em outubro. “O governador (Ratinho Junior) queria que Apucarana tivesse um candidato a deputado estadual em Apucarana pelo PSD, além do Beto Preto a federal. Foi nesse sentido que nasceu a minha candidatura: da união do governador, do Beto Preto e do prefeito Junior da Femac”, afirma Paulo Vital.

Na convenção do PSD foram lançados 31 candidatos a deputados federais e 55 a estaduais.

Com o lançamento da candidatura de Paulo Vital a deputado estadual, o empresário Luís Bertoli, que já tinha seu nome oficializado pelo MDB, desistiu da disputa para apoiar o companheiro do mesmo grupo político. (LEIA MAIS NA PAG. A-4)