BLOGS E COLUNAS

3min de leitura - #

Molina cobra novo rotativo em Apucarana

Diagramação Tribuna

| Edição de 25 de março de 2024 | Atualizado em 25 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Molina cobra novo rotativo em Apucarana
Imagem descritiva da notícia Molina cobra novo rotativo em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (PL), voltou a cobrar nesta segunda-feira a implantação do novo sistema rotativo que regulamenta o estacionamento de veículos e motos na área central da cidade e adjacências. A cobrança foi feita ao diretor de trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes. “O meu pedido ao sr. Carlos Mendes é para que efetivamente coloque o rotativo para funcionar”, afirmou Molina em entrevista coletiva logo após a sessão da Câmara. “Sinceramente, eu não sei o que falta, porque cada hora é uma coisa. Eu não consigo entender a dificuldade em se implantar esse rotativo, nem que seja um projeto piloto”, disse. Ele lembra que o projeto foi aprovado no final do ano passado, com previsão de funcionar logo no início deste ano, porém já está passando março e até agora nada.

Contas de Pegorer 

A Câmara de Vereadores de Apucarana irá apreciar e votar na próxima sessão ordinária, dia 1º de abril, a prestação de contas do exercício financeiro de 2006 de responsabilidade do ex-prefeito Valter Pegorer (ex-MDB). A informação foi dada nesta segunda-feira pelo presidente do Legislativo, Luciano Molina (PL), segundo quem essa sessão será exclusivamente para julgamento de contas. O parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) é pela sua reprovação, tendo em vista várias irregularidades constatadas, entre elas, reajuste indevido da remuneração de agentes políticos. Esta é a última conta pendente do ex-prefeito na Câmara de Apucarana.

Turini no MDB

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Londrina, Tercílio Turini (PSD), filiou-se nesta segunda-feira ao MDB. Ele conseguiu uma carta de anuência das direções do PSD do Paraná e do Nacional há duas semanas para trocar de partido e, agora, passa a ser um nome viável para disputar a sucessão do prefeito Marcelo Belinati (PP) no pleito deste ano. Abonaram a ficha de filiação de Turini o presidente estadual Anibelli Neto, o deputado federal Sérgio Souza, o ex governador Orlando Pessuti e o vice-presidente Renato Adur. Em breve será realizado um encontro regional do MDB em Londrina.

Ditão Púpio pré-candidato

O ex-prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio, conhecido por Ditão Púpio, assinou ficha de filiação ao MDB durante encontro regional do partido realizado na última quinta-feira, em Apucarana. Sua ficha foi abonada pelo presidente do partido no Paraná, deputado estadual Anibelli Neto, e pelo deputado federal Sérgio Souza. Ditão Púpio, que é pré-candidato a prefeito nas eleições de 6 de outubro deste ano, foi prefeito de Jandaia do Sul no período de 2017 a 2020 pelo antigo PSC, partido que se juntou ao Podemos. Em 2013 também comandou a administração municipal por um período com a cassação do então prefeito Carneiro da Metafa (PSDC) na época.

Fim da reeleição

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta segunda-feira que o Senado quer aprovar a PEC do fim da reeleição ainda em 2024. Segundo o presidente da Casa, o texto deve avançar em conjunto com o projeto de Código Eleitoral, para ambos serem aprovados na Casa ainda neste ano. “Vejo toda a condição de aprovação ainda esse ano, não necessariamente no primeiro semestre, com apreciação sobre a questão do instituto da reeleição, o mandato de cinco anos e eventualmente da coincidência de eleições”, disse Pacheco a jornalistas. Segundo Pacheco, o tema será amplamente debatido no Senado, com audiências públicas e sessões de debate.