ECONOMIA

3min de leitura - #

Diário Oficial publica nomeação de novos diretores do Banco Central

Fabiola Sinimbu – Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 07 de julho de 2023 | Atualizado em 07 de julho de 2023
Imagem descritiva da notícia Diário Oficial publica nomeação de novos diretores do Banco Central
Imagem descritiva da notícia Diário Oficial publica nomeação de novos diretores do Banco Central

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Os novos diretores do Banco Central (BC) Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino Santos foram nomeados nesta sexta-feira (7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ato foi publicado em portaria no

Diário Oficial da União

Gabriel Galípolo assume a Diretoria de Política Monetária e Ailton de Aquino, a de Diretoria de Fiscalização. Eles tiveram os

nomes aprovados

pelo plenário do Senado Federal, no último dia 4, com votação de 39 a 12 e de 42 a 10, respectivamente.

Galípolo e Aquino são os primeiros indicados à diretoria do Banco Central no atual governo e vão substituir o diretor de Política Econômica, Diogo Guillem, na função de diretor de Política Monetária, já que ele acumulava as funções, e Paulo Sérgio Neves de Souza, que ocupava interinamente a Diretoria de Fiscalização.

Notícias relacionadas:

Ex- secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo tem 41 anos e é formado em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também graduou-se mestre em economia política. Foi chefe da Assessoria Econômica, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento, no governo do estado de São Paulo. Foi ainda presidente do Banco Fator.

O advogado Aílton Aquino é servidor de carreira do Banco Central há 25 anos, tendo atuado como auditor-chefe e ocupado cargos de chefia nos departamentos de Orçamento, Execução Financeira e Contabilidade. Ele é graduado em direito pelo Centro Universitário UDF e também tem graduação e pós-graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia. Aquino também se especializou em engenharia econômica de negócios, direito público e contabilidade internacional.

VEJA MAIS