ESPORTES

3min de leitura - #

Jogos Universitários do Paraná definem os primeiros campeões em Apucarana

Da Redação

| Edição de 18 de julho de 2022 | Atualizado em 18 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Jogos Universitários do Paraná definem 
os primeiros campeões em Apucarana
Imagem descritiva da notícia Jogos Universitários do Paraná definem os primeiros campeões em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Os 61° Jogos Universitários do Paraná (JUPS) estão movimentando Apucarana desde sábado (16), com a presença de mais de 2 mil atletas e outras 500 pessoas da área técnica. Os primeiros campeões já foram conhecidos nas modalidades individuais.  

Representando a Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Curitiba, por exemplo, a atleta Ellen Larissa Bail foi a destaque das disputas do xadrez. Ellen garantiu medalha de prata na categoria relâmpago e foi ouro no rápido, contribuindo para que o UFPR conquistasse o título geral da modalidade.

No badminton, Júlia Stefany dos Santos Ferreira, também da Universidade Federal do Paraná, ficou com o ouro no feminino, seguida pelas atletas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Júlia Berger e Júlia Seehagen, com a prata e o bronze, respectivamente. As posições contribuíram para a Unioeste levar o título de campeã geral com as mulheres.  

O judô foi disputado no Clube 28 de Janeiro, com domínio das universidades de Maringá. Na pontuação geral, a Unicesumar garantiu o título somando 51 pontos. Também de Maringá, a UEM ficou com o vice-campeonato, alcançando 25,5 pontos. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) fechou o pódio na 3ª colocação com 15 pontos. 

As partidas de tênis ocorreram no Country Clube. Julia Campos, da UEM, venceu Leinad Belotti, da Unicesumar. Já Flávio Tonon da Unioeste – Cascavel, foi o campeão após superar Murilo Souza, da Unicesumar. Na classificação final, pelo naipe masculino em primeiro ficou a Unioeste com 22 pontos, seguida da Unicesumar com 21 pontos, tendo sido desclassificados a UEM e a PUC-PR. 

A Facnopar, de Apucarana, conquistou cinco medalhas na modalidade de karatê. A instituição apucaranense faturou dois ouros, uma de prata e duas de bronze, terminando a competição em segundo lugar na classificação geral pelos naipes masculino e feminino. 

No feminino, a atleta Emeli Clara Souza Oliveira, que competiu na categoria + 68 quilos, ganhou medalha de ouro no kumite e bronze no kata. Quem também se destacou foi Ian Henrique Costa pela categoria + 84 quilos, conquistando ouro no kumite e bronze no kata. 

Os JUP’s são realizados pelo Governo do Estado. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Apucarana e da Federação Paranaense do Desporto Universitário (FPDU). As disputas coletivas entram na reta final a partir desta terça (19) e seguem até quinta (21). Os resultados completos estão no site https://www.jogosuniversitarios.pr.gov.br/. 


Atletas movimentam o comércio da cidade durante a competição 

As cerca de 2,5 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e equipe técnica, que estão em Apucarana para participar da 61ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUP´s), estão movimentando o comércio local. Os efeitos positivos podem ser sentidos na rede hoteleira, nas lojas, shopping e cinema, mercados, lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos. 

“Apucarana é mais uma vez a capital do esporte, desta vez com a presença de atletas universitários. A cidade já tem tradição e demonstra capacidade na organização deste tipo de evento, o que acaba trazendo benefícios também para comércio”, afirma o prefeito Junior da Femac.

Na rede hoteleira, o final de semana foi de ocupação máxima. O Hotel Doral, por exemplo, costumava ter uma ocupação na faixa de 30% a 40% no sábado e domingo. “Com os 50 árbitros que participam da competição e mais 15 atletas, atingimos a ocupação máxima no final de semana”, comemora Mayara Fernanda Orathes, responsável pelo setor comercial do hotel. A Praça de Alimentação do CentroNorte Shopping também comemora. “Toda vez que Apucarana sedia jogos registramos uma elevação do movimento em torno de 20%”, estima Ricardo Oliveira de Miranda, proprietário do Restaurante Brasa Grill.

VEJA MAIS