O cenário do futebol sul-americano está prestes a testemunhar um novo marco histórico. Desde 2011, quando o Santos igualou o feito do São Paulo ao conquistar sua terceira Libertadores, o título de maior vencedor brasileiro da competição tem sido compartilhado. Agora, Palmeiras e Flamengo se enfrentam para decidir quem será o primeiro tetracampeão do Brasil.
A decisão acontece neste sábado (29), às 18h (horário de Brasília), no Estádio Monumental U, em Lima, Peru. A Rádio Nacional fará a transmissão ao vivo, com a narração de Luciana Zogaib, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagens de Marcelo Smigol e Rachel Motta.
Revendo o Passado
Palmeiras e Flamengo se encontram novamente em uma final de Libertadores, quatro anos após o confronto em Montevidéu. Naquela ocasião, Raphael Veiga abriu o placar para o Palmeiras, mas Gabriel Barbosa, então no Flamengo, empatou. O desfecho veio na prorrogação, quando Andreas Pereira perdeu a bola e Deyverson marcou o gol decisivo para o Palmeiras.
Curiosamente, Andreas Pereira, que foi protagonista de um erro crucial naquela final, agora está do lado alviverde, após ser contratado do Fulham. Em sua apresentação, ele afirmou: “O que aconteceu no passado, passou. Eu cheguei nesse grande clube e quero escrever uma linda história”.
Disputa no Brasileirão
O Palmeiras, sob o comando de Abel Ferreira, poupou seus principais jogadores na última partida contra o Grêmio, o que resultou em uma derrota por 3 a 2. Com isso, o time praticamente deu adeus à disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, que está nas mãos do Flamengo, líder com 75 pontos, cinco a mais que o Palmeiras.
Abel Ferreira e a História
O técnico português Abel Ferreira pode se tornar o treinador mais vitorioso da história do Palmeiras, caso conquiste a Libertadores. Ele já soma 10 títulos pelo clube e, com mais uma conquista, igualaria o feito de Osvaldo Zubeldía, que venceu três Libertadores consecutivas com o Estudiantes.
No elenco do Palmeiras, além de Abel, Andreas e Veiga, também participaram da final de 2021 o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez e o lateral Joaquín Piquerez. Pelo Flamengo, Giorgian de Arrascaeta, Pedro, Michael, Bruno Henrique e Filipe Luís são os remanescentes.
Os Destaques do Flamengo
Giorgian de Arrascaeta é um dos principais nomes do Flamengo nesta temporada, com 23 gols e 17 assistências em 59 jogos. Ele pode alcançar seu 16º título pelo clube, ao lado de Bruno Henrique, ampliando seu legado no time carioca.
A final acontece no mesmo palco onde o Flamengo conquistou a Libertadores em 2019, vencendo o River Plate por 2 a 1, com dois gols de Gabriel Barbosa.
Escalações Prováveis
O Palmeiras deve entrar em campo com: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque. Lucas Evangelista e Paulinho são desfalques certos, enquanto Weverton pode aparecer no banco.
O Flamengo, por sua vez, deve alinhar: Agustín Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Erick Pulgar e Giorgian de Arrascaeta; Everton Cebolinha, Jorge Carrascal e Bruno Henrique. Gonzalo Plata e Pedro estão fora, e Léo Ortiz é dúvida.
Com informações da Agência Brasil