GERAL

3min de leitura - #

Exposição no Masp apresenta trabalho de Cinthia Marcelle

Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 14 de dezembro de 2022 | Atualizado em 14 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Exposição no Masp apresenta trabalho de Cinthia Marcelle
Imagem descritiva da notícia Exposição no Masp apresenta trabalho de Cinthia Marcelle

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

O Museu de Arte de São Paulo (Masp), localizado na Avenida Paulista, inaugura hoje (14) mostra individual da artista Cinthia Marcelle. Esta será a primeira panorâmica dedicada ao trabalho de Marcelle no Brasil e apresenta 49 obras, dez delas realizadas especialmente para esta exposição. Chamada

Cinthia Marcelle: Por Via das Dúvidas

, a mostra é realizada no segundo subsolo do museu e fica em cartaz até o 26 de fevereiro.

As obras selecionadas para a exibição cobrem quase duas décadas de produção da artista contemporânea e, entre elas, há trabalhos que foram produzidos em parceria com o cineasta Tiago Mata Machado e o artista sul-africano Jean Meeran. A curadoria é de Isabella Rjeille.

Notícias relacionadas:

O trabalho de Cinthia Marcelle estuda a maneira como os objetos, as ideias e os conceitos são ordenados no mundo. Por meio de instalações, fotografias, vídeos, pinturas, colagens e desenhos, ela discute a hierarquia, as estruturas de poder e a ordem das coisas. Suas obras mostram ainda a passagem do tempo, que vai se revelando principalmente pela prática da repetição e do acúmulo.

O título da exposição, por exemplo, se refere a um trabalho da artista que consiste em desenhar um muro de tijolos com um rolo de fita crepe e uma folha de papel. A fita e o papel são da mesma cor, confundindo figura e fundo. Com o tempo, a fita envelhece e ganha tons amarelados, destacando-se sobre o papel.

Seu trabalho também é conhecido pelas figuras constantes do estudante e do trabalhador. Materiais provenientes de ambientes escolares ou da construção civil são utilizados em alguns dos trabalhos, aludindo à força de transformação social. Em um deles, por exemplo, a artista utiliza uma cadeira escolar que foi usada por estudantes secundaristas durante as ocupações das escolas públicas em 2016. Essa cadeira é equilibrada apenas por um punhado de giz, refletindo sobre o fato de os secundaristas desafiarem a ordem das coisas para alterar os rumos da educação brasileira.

Cinthia Marcelle: por via das dúvidas integra a programação bienal do Masp dedicada às histórias brasileiras, por ocasião do bicentenário da Independência do Brasil, celebrado neste ano.

Às terças-feiras, o Masp tem entrada gratuita. Para isso, é necessário fazer um agendamento prévio. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas no site https://masp.org.br/exposicoes/cinthia-marcelle .

VEJA MAIS