GERAL

3min de leitura - #

Operação da PF reprime crimes transnacionais de lavagem de dinheiro

Karine Melo - Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 25 de outubro de 2022 | Atualizado em 25 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Operação da PF reprime crimes transnacionais de lavagem de dinheiro
Imagem descritiva da notícia Operação da PF reprime crimes transnacionais de lavagem de dinheiro

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

A repressão a crimes transnacionais de lavagem de dinheiro e organização criminosa é alvo da Operação I Conti nesta terça-feira (25). Ação da Polícia Federal, em parceria com Ministério Público Federal e Receita Federal, cumpre sete mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos municípios catarinenses de Joinville e Itapoá.

Segundo a PF, após a prisão de um indivíduo por uso de documentos falsos, ocorrida em 2018, a Receita Federal do Brasil identificou fatos que, em tese, configuram crimes transnacionais de lavagem de dinheiro previstos na Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional.

Notícias relacionadas:

“As investigações apontam que um grupo de cidadãos italianos e seus comparsas brasileiros criaram várias empresas-fantasma, registradas com identidades falsas e em nome de laranjas. Pessoas jurídicas seriam utilizadas para lavagem de dinheiro de origem criminosa, enviado do exterior para aplicação e ocultação no Brasil, mediante aquisição de mais de 300 imóveis no litoral catarinense”, detalhou a PF, em nota.

Com a cooperação policial internacional, a PF teve a informação de que seis dos italianos envolvidos no esquema possuem antecedentes criminais na Itália, relacionados a fraudes, falsificações e lavagem de dinheiro.

As provas colhidas nas buscas serão analisadas com os elementos que forem apresentados pela cooperação jurídica internacional e a partir daí será determinada a destinação dos bens sequestrados e a responsabilização dos envolvidos

VEJA MAIS