POLÍTICA

min de leitura - #

Amuvi conclui estudos para mudança do estatuto

Editoria de Política

| Edição de 17 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A comissão de prefeitos nomeada para estudar e promover alterações no estatuto da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) concluiu ontem a fase preliminar dos trabalhos. Os prefeitos de Jandaia do Sul, Benedito Púpio (PSC); de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC); e de Ariranha do Ivaí, Augusto Cicatto (PT), avaliaram os principais pontos do estatuto, que precisavam de alterações visando uma adequação à legislação atual.

Imagem ilustrativa da imagem Amuvi conclui estudos para mudança do estatuto


O grupo, que também é composto pelos prefeitos de Bom Sucesso, Raimundo Severiano de Almeida (PSDB), e de Rio Branco do Ivaí, Gerôncio Rosa (PTB), vinha trabalhando na reformulação do documento há quarenta dias. “Tivemos hoje (ontem) uma reunião mais conclusiva das alterações necessárias e até imprescindíveis, para que em breve a Amuvi possa se habilitar a firmar convênios, obter recursos de empresas estatais e até formar consórcio regional para obras e serviços”, informou Kuroda.
Ao final do dia, os prefeitos de Jandaia do Sul, de Rosário do Ivaí e de Ariranha do Ivaí se reuniram com o prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto Preto (PSD), para um breve relato do trabalho realizado. Também participaram o coordenador regional da Amuvi, Ednei Mansano, e o advogado Giovani Rizzi, que colaborou na orientação jurídica aos prefeitos, na adequação do estatuto.
O presidente da Amuvi, Beto Preto, conforme já havia argumentado em reunião realizada em agosto, em Jandaia do Sul, reiterou que o documento que norteia as ações da entidade foi formatado em junho de 1969. “Havia diversas inconformidades e entraves em relação à legislação atual, e por essa razão obtivemos a aprovação unânime dos prefeitos para realizar um estudo e promover mudanças necessárias”, lembrou Beto Preto.
Conforme Beto Preto, são indispensáveis ajustes e atualizações, para que a associação adote um perfil idêntico ao de outras entidades similares, tais como a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), sediada em Cascavel, e da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), sediada em Maringá. “Isso é indispensável para que a Amuvi possa criar consórcios, firmar parcerias com empresas públicas e privadas e também para que possa se habilitar a receber recursos governamentais”, justificou.
Uma nova reunião da Amuvi será convocada para o dia 9 de novembro, em Apucarana ou Jandaia do Sul, para que as alterações  sejam apresentadas em assembleia, discutidas e votadas pelos prefeitos.